7 Maio 2022      10:42

Está aqui

Lab especializado de Portalegre completa o primeiro ano

O Lab especializado de Portalegre gerido pela Softinsa e pela Kyntechs ervices celebrou, esta semana, o seu primeiro aniversário.

Este centro, que teve a sua génese na assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Portalegre, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a Softinsa e a IBM Portugal, tem vindo a apostar no desenvolvimento e implementação de sistemas que visam promover a sustentabilidade económica e ambiental.

O Lab, inserido no Campus do IPP, arrancou há um ano com uma equipa dedicada exclusivamente a projetos na área de IoT – Internet of Things e Smart Cities, contando atualmente com mais de 35 colaboradores com competências adicionais nas áreas de Automação, Cloud & Data Center Facilities, Low-Code Development e SAP.

Tem mantido uma aposta na formação e contratação de profissionais especializados da região do Alentejo através de celebração de protocolos com o IPP, para o desenvolvimento de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), e com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), para a criação de programas de estágio profissional, assim como o lançamento de Academias de Formação gratuitas nas mais diversas tecnologias, quer presenciais quer remotamente.

O objetivo é acolher os cerca de 100 profissionais previstos até 2023, está já a ser construído um novo edifício, contiguo ao atual espaço do BioBIP - Bioenergy and Business Incubator of Portalegre, com uma área útil de aproximadamente 500 m2.

Henrique Mourisca, Diretor Geral da Softinsa, destaca que “a escolha da cidade de Portalegre para a instalação do nosso Lab especializado tem demonstrado ser uma aposta vencedora. A forte parceria que construímos com o IPP e com a Câmara Municipal de Portalegre tem permitido o crescimento da Softinsa de acordo com as nossas melhores previsões e com as iniciativas que estamos já a delinear em conjunto acredito que o nosso futuro em Portalegre será ainda mais promissor.”

Para o Diretor Geral da Kyntech Services, Francisco Caeiro, “este é um momento importante no plano de crescimento da Kyntech Services. A aposta em Portalegre surge como um passo natural na nossa estratégia de expansão nas áreas de IoT e Eficiência Energética e permite-nos também reforçar o compromisso com os nossos clientes, com o IPP e com a Câmara Municipal de Portalegre. É com orgulho que celebramos o 1º aniversário do Lab especializado com todos os nossos colaboradores, com o IPP e com o município.”

Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre felicitou a Softinsa e a Kyntech salientando que “a Câmara Municipal de Portalegre está empenhada em criar valor na economia local, gerando novas dinâmicas e reforçando a capacidade de atração de empresas e investimento para o território, que promovam a criação de emprego qualificado e a fixação de ativos no nosso concelho.”

Já Luís Loures, Presidente do Politécnico de Portalegre, considera esta parceria um caso de sucesso, quer pelo impacte que tem ao nível do ensino, formação e investigação aplicada, quer pelo contributo positivo que encerra ao nível da inovação e capacitação da região. “O progressivo crescimento do Lab especializado, no nosso Campus, é um fator diferenciador não só institucional, mas também regional e nacional. A localização da Softinsa e da Kyntech Services, em Portalegre, foi uma aposta ganha: são polos de atração de talento e fixação de quadros altamente especializados, contribuindo de forma significativa para a digitalização da economia. Esta criação de sinergias, entre o mundo académico e o meio empresarial, tem proporcionado aos nossos estudantes da área das tecnologias reais possibilidades de encontrarem aqui uma saída profissional, ainda antes do término da sua formação, o que desde logo é uma evidência de que estávamos certos, quando acreditámos neste projeto!”.