19 Outubro 2021      08:57

Está aqui

Jovens poderão viajar na Europa com passes ferroviários gratuitos

A Comissão Europeia, através da iniciativa DiscoverEU, está a disponibilizar passes ferroviários gratuitos a 60 000 europeus com idades compreendidas entres os 18 e os 20 anos. As candidaturas estão abertas até dia 26 de outubro, às 12:00.

Em comunicado, a Comissão explica que esta iniciativa, formalmente integrada no novo programa Erasmus+ 2021-2027, “oferece aos jovens europeus de 18 anos a oportunidade de participar numa experiência de viagem que lhes permitirá tirar partido da liberdade de circulação em toda a União Europeia, descobrir a diversidade da Europa, aprofundar os conhecimentos sobre o património cultural e a história europeus e conhecer pessoas de todo o continente”.

O período para usufruir das viagens tem início a partir de 2022, que será o Ano Europeu da Juventude.

A mesma fonte adianta que esta fase de candidaturas está aberta aos jovens europeus nascidos entre 1 de julho de 2001 e 31 de dezembro de 2003. Excecionalmente, os jovens de 19 e 20 anos de idade também podem candidatar-se, uma vez que as fases de candidaturas em que podiam participar foram adiadas devido à pandemia de covid-19.

Assim, “os candidatos escolhidos poderão viajar, por um período máximo de 30 dias, entre março de 2022 e fevereiro de 2023. Como a evolução da pandemia continua a ser uma incógnita, todos os viajantes beneficiarão de reservas flexíveis através de um novo passe de viagem móvel”. O mesmo comunicado refere ainda que a data de partida pode ser alterada até ao momento da partida e os passes de viagem móveis têm validade de um ano. A Comissão aconselha também todos os viajantes a verificarem as eventuais restrições de viagem na plataforma ReopenEU.

Além disso, “os jovens com necessidades especiais são particularmente encorajados a participar na iniciativa DiscoverEU. A Comissão disponibilizará informação e soluções práticas e cobrirá os custos de assistência especial, tais como um acompanhante, um cão-guia, etc.”, refere a Comissão Europeia.

“Os candidatos selecionados podem viajar sozinhos ou em grupos de cinco (todos dentro da faixa etária elegível). Para reforçar as viagens sustentáveis – e, deste modo, apoiar o Pacto Ecológico Europeu – os participantes na iniciativa DiscoverEU viajarão predominantemente de comboio. No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em toda a UE, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como autocarros, ferries ou, excecionalmente, aviões. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas também têm a possibilidade de participar”.

A cada Estado-Membro será atribuído um determinado número de passes de viagem, baseado na sua população, proporcionalmente à população total da União Europeia.