A Universidade de Évora (UÉ) vai atribuir, no próximo dia 20 de maio, pelas 15:00, o Doutoramento Honoris Causa ao empresário e empreendedor José Roquette.
De acordo com o Ensino Magazine, a cerimónia decorrerá na sala dos atos do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora e terá as intervenções da reitora da UÉ, do representante do grupo de docentes proponente da atribuição do título, Rui Fragoso, e do homenageado. A Laudatio será proferida pelo Dr. Álvaro Beleza.
Para a reitora da UÉ, Hermínia Vilar, esta distinção “é um reconhecimento pelo seu percurso como cidadão e empresário, pela sua ligação ao Alentejo e à Universidade de Évora, bem como pelo seu papel ativo na fundação e nos destinos da SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social)”.
A academia alentejana justifica a atribuição do Doutoramento Honoris Causa a José Roquette pela sua “ligação ao Alentejo”, que é “muito marcada pelo seu legado na Herdade do Esporão, onde, como empresário e empreendedor, ajudou a traçar um novo rumo para o sector do vinho e novos modos de valorização dos recursos da região”.
A mesma fonte adianta que “o Esporão foi uma empresa pioneira na modernização tecnológica da produção de vinho na região e introduziu novas estratégias de comercialização, contribuindo de forma decisiva para o posicionamento atual dos vinhos do Alentejo nos mercados nacional e internacional”.
Além disso, José Roquette “teve sempre uma colaboração ativa com a universidade de Évora, nomeadamente através da participação em projetos de investigação nas áreas da vitivinicultura e mais recentemente do olival e do azeite, bem como a partilha de conhecimento nas áreas da gestão e da economia”.
A academia recorda igualmente que o empresário “foi um dos grandes apoiantes do projeto de Alqueva no Alentejo”, sendo “uma personalidade singular, que se distinguiu ao serviço dos outros e no apoio ao desenvolvimento do Alentejo”.
Fotografia de noticias.up.pt