1 Outubro 2018      15:08

Está aqui

João Grilo "decepcionado" com chumbo da oposição a crédito para obras no Alandroal

João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal

A Câmara Municipal de Alandroal (PS) obteve aprovação do Alentejo 2020 para uma candidatura no âmbito da Melhoria da Mobilidade Urbana e Segurança Rodoviária do Concelho de Alandroal, que envolve a reabilitação de um conjunto alargado de arruamentos da sede de concelho.

Com um investimento total próximo dos 940 mil euros, obteve uma taxa de co- financiamento de 47% o que assegura cerca de 440 mil euros de fundos comunitários.

Para fazer face à contrapartida nacional deste projeto, a câmara candidatou-se à linha BEI, acordada entre o Governo e o Banco Europeu de Investimento, que assegura o financiamento a taxas de juros bonificadas e, após obtenção de parecer favorável da comissão do FAM, obteve aprovação de cerca de 440 mil euros para esta obra.

Segundo o município (PS) este crédito representaria um encargo de cerca de 35 mil euros anuais, durante 15 anos, com dois anos de carência.

O acesso a esta linha de crédito tinha passado na câmara com os votos contra do vereador da CDU e do vereador do movimento independente DITA, já que o PS detém aí a maioria mas foi chumbado na Assembleia Municipal com os votos contra da CDU, do PSD e do DITA, onde o PS não tem maioria.

João Grilo, presidente da autarquia mostra-se "decepcionado e preocupado" com esta decisão e declara que “se fossem os nossos credores (FAM), quem fiscaliza a nossa capacidade de atuação, a dizer que não podíamos recorrer a este instrumento financeiro, eu até era capaz de compreender, agora que sejamos nós, dentro do concelho, a inviabilizar a realização de obras, não consigo".

João Grilo acredita no entanto que a oposição irá reconsiderar a curto prazo, a tempo da autarquia poder avançar com as obras na sede do concelho.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

 
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.