17 Abril 2023      10:23

Está aqui

João Dias questiona Governo sobre troço Beja – Ourique

João Dias, deputado do PCP

O deputado alentejano João Dias, do grupo parlamentar do PCP, acaba de questionar o Governo sobre se está “disponível para considerar a renovação, modernização e eletrificação” do troço ferroviário entre Beja – Ourique/Funcheira, na Linha do Alentejo.

Em comunicado, os deputados João Dias e Bruno Dias consideram que “só com a renovação, modernização e eletrificação da Linha do Alentejo em toda a sua extensão, seja no Troço Casa Branca-Beja, bem como no troço Beja-Ourique/Funcheira, será possível a ligação à Linha do Sul”, além de se garantirem “várias redundâncias como a ligação Lisboa-Faro ou a ligação entre o complexo Sines e a fronteira do Caia (Elvas/Badajoz)”.

Além disso, “o aproveitamento estratégico da Linha do Alentejo” é crucial “para servir a tão carenciada economia regional e as empresas sediadas no território, servindo a Agricultura, as Agroindústrias e o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, bem como as explorações mineiras de Aljustrel e Neves Corvo, a par da crescente procura turística” no Alentejo.

No mesmo documento, os deputados falam das “condições potenciadas pela reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência”, que se encontra em consulta pública até 21 de abril, e que acrescenta uma verba de cerca 4 mil milhões de euros. Para os deputados, esta é uma “oportunidade” para que o troço ferroviário Beja – Ourique/Funcheira “seja considerado para financiamento”.

Adicionalmente, os deputados do PCP questionam se o Governo “está empenhado na criação de condições para lançar o concurso da empreitada de construção” do troço ferroviário Casa Branca – Beja no terceiro trimestre de 2024.

 

Fotografia de observador.pt