30 Abril 2016      10:17

Está aqui

JÁ SE OUVEM OS MOTORES NO ALENTEJO

Este fim de semana, em Reguengos de Monsaraz (Évora) a calma alentejana será irrompida pelo ronronar dos motores; disputa-se a 28ª edição do Rali TT Reguengos de Monsaraz – Capital dos Vinhos de Portugal já está na estrada e vai decorrer hoje e amanhã.

São os 150 pilotos a disputarem a vitória nas categorias de automóveis, motas, quads, buggy’s e UTV’s numa organização da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.

Esta prova alentejana é a segunda prova mais antiga do calendário do todo-o-terreno e uma das que mais público atrai no Alentejo.

Hoje, a partir das 14h, pode assistir ao prólogo num percurso de cerca de 5 quilómetros junto ao Centro Náutico de Monsaraz. Os automóveis realizarão duas voltas ao traçado enquanto as motos, quads, buggy’s e UTV’s fazem o percurso uma vez. No intervalo, poderá assistir ainda um espetáculo de acrobacia aérea.

 Mas, além deste factor de atração, há um outro de igual importância: ao início da noite, pelas 19:30h, na CARMIM, Marc Coma - Diretor Desportivo do Rali Dakar - apresentará aos pilotos a próxima edição do Rali Dakar, que vai partir no dia 2 de janeiro de Assunção - a capital do Paraguai - e terá cinco etapas na Bolívia e sete na Argentina. 

No domingo, bem cedo, pelas 7h, começa a segunda etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno em moto/quads/buggy/UTV; uma etapa com dois setores seletivos, um com 75 quilómetros e outro com 140 quilómetros.

A chegada dos primeiros pilotos está prevista para perto 13h, junto ao Convento da Orada, próximo de Monsaraz, local onde se encontra a meta.

 Os automóveis partirão mais tarde, às 9 horas, sendo que a chegada dos mais rápidos se prevê para perto das 14:30h, no mesmo local. Os automóveis disputarão dois setores seletivos de 140 quilómetros cada um.

No Rali TT Reguengos de Monsaraz – Capital dos Vinhos de Portugal estão em disputa vários troféus: na classe automóvel, os troféus do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno nas categorias T1, T2 e T8, a Taça Nacional de Todo-o-Terreno e a primeira prova da época do Desafio Mazda. No que concerne às motos/quads/buggies/UTV, estará em disputa o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno em moto/quads/buggy/UTV, para a Classe Hobby, Veteranos, Promoção e Troféu CAN-AM Maverick, e marca a estreia da primeira prova do Desafio Polaris Ace 2016.

A organização e a Federação de Motociclismo de Portugal decidiram também criar um troféu em memória e homenagem ao jovem piloto Bruno Ferreira, que faleceu no rali do ano passado. Este troféu será entregue ao vencedor da categoria de quads.

Existe ainda um outro troféu, só para os pilotos de moto/quads/buggy/UTV do concelho de Reguengos de Monsaraz e contará com cerca de 15 participantes.

 Imagem daqui