As migas estão em destaque nos restaurantes do concelho de Mora até ao dia 5 de março.
O Mês das Migas, que arrancou no passado dia 3 de fevereiro, conta com 13 restaurantes aderentes: O Poço e COOP Brotense, em Brotas, A Palmeira, Os Arcos e Solar da Vila, em Cabeção, Afonso, Bombeiros, O Alentejano, O Espanhol, Sabores de Mora e Hélder Ganhão, em Mora, e O Forno e M’olhó Pão, em Pavia.
Esta iniciativa é promovida pelo município de Mora, em colaboração com a restauração local.
O objetivo passa por destacar a gastronomia, “através de um prato tão típico, saboroso e versátil como as migas”, pode ler-se em comunicado da autarquia. Desta forma, segundo a mesma fonte, procura-se “a valorização do que é genuíno, neste caso as migas enquanto prato tipicamente alentejano, a par da projeção dos restaurantes participantes”.
Esta iniciativa, que decorre numa época que é, geralmente, considerada baixa para vários negócios, como é o caso da restauração, acaba também por impulsionar a economia local.
Além disso, este evento, que vai na sua 10.ª edição, também promove a região enquanto destino turístico, uma vez que contribui para a divulgação de Brotas, Cabeção, Mora, Pavia e Malarranha e de pontos de interesse, como o Museu do Megalitismo e o Fluviário de Mora.
A propósito deste evento foi também preparado pelo município de Mora um programa cultural que vai decorrer ao longo deste mês em todas as freguesias.
Fotografia de evasoes.pt