25 Setembro 2021      11:23

Está aqui

Irrigação solar fotovoltaica promovida pela Universidade de Évora

Decorrerá uma visita a um sistema demonstrador de bombagem fotovoltaica para irrigação, em Alter do Chão, no dia 12 de outubro.

Esta iniciativa enquadra-se no SolaQua (H2020), um projeto internacional que tem a Universidade de Évora como a única Instituição de Ensino Superior portuguesa envolvida.

O objetivo é o de promover a articulação do setor agrícola com o setor das energias renováveis, com destaque à energia solar fotovoltaica.

Estarão presentes agricultores, empresários e trabalhadores em pequenas e médias empresas (PME), investidores, administração pública entre outros, que participam neste evento (conferência e visita).

Promover a irrigação solar fotovoltaica acessível, fiável e económica para a Europa e países próximos, com uma emissão carbónica zero é um dos grandes objetivos deste projeto que irá apresentar sete materiais e ferramentas de habilitação-chave para a adoção do mercado de irrigação solar, através da definição de padrões de qualidade e de metodologias de avaliação económica e ambiental.

Apoiado pelo programa Horizonte 2020 (Contrato n. 952879), o SolaQua é um projeto que pretende o aumento da quota de energias renováveis, através da combinação de tecnologia fotovoltaica e hidráulica com irrigação de alta eficiência. Uma solução tecnológica que poderá permitir o fornecimento de energia para irrigação com zero emissões e um custo até 70% inferior às soluções à base de combustíveis fósseis existentes.

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) é uma das 11 organizações parceiras de seis países (Portugal, Espanha, França, Itália, Marrocos e Roménia), que integram o consórcio SolaQua. Para além da UÉ, conta com a participação da Universidad Politécnica de Madrid (UPM), Euro Mediterranean Irrigators Community (EIC), Conference des Régions Périphériques Maritimes d'Europe (CRPM), Consiglio dell ' Ordine Nazionale del Dottori Agronomi and dei Dottori Forestali (CONAF), Università degli Studi di Sassari (UNISS), Institute Agronomique Veterinaire Hassan II (IAV), Gobierno de Aragón (GA), Generalitat Valenciana (GV), Consiliul Judetean Calarasi (CJC), e Abarca Companhia de Seguros SA.

 

 

Imagem de sol-aqua .eu