19 Setembro 2021      10:33

Está aqui

Investigador da Universidade de Évora vence prémio inédito em Portugal

Germilly Barreto - vencedor do Eurotherm Young Scientist Prize and Awards

O Investigador do Instituto de Ciências da Terra (ICT), da Universidade de Évora (UÉ), Germilly Barreto, foi foi um dos vencedores da quarta edição do Eurotherm Young Scientist Prize and Awards.

Foi a primeira vez que um dos prémios Eurotherm foi atribuído a uma Tese de Doutoramento desenvolvida numa Universidade Portuguesa.

A investigação que valeu o prémio ao cientista cabo-verdiano foi desenvolvida no âmbito da sua Tese de Doutoramento, tendo em consideração o nível científico, a originalidade, a importância dos resultados para as ciências térmicas e transferência de calor e a adequação da modelação numérica e os métodos experimentais utilizados, o que demonstra a importância deste galardão a nível internacional nesta área.

Germilly Reki Morais Barreto completou o seu doutoramento em Engenharia Mecatrónica e Energia na Universidade de Évora em março de 2020 com a tese “Modelling and optimisation of porous volumetric receivers in point-focus solar concentration systems”,

Teve como orientadores os professores da UÉ Paulo Canhoto e Manuel Collares-Pereira e que se têm dedicado à investigação na área de transferência de calor e energia e a academia alentejana, na sua página, vê também neste prémio o “reconhecimento do trabalho científico desenvolvido nesta área pela Universidade de Évora, através do Instituto de Ciências da Terra e da Cátedra de Energias Renováveis (CER-UÉ)”.

Os prémios Eurotherm são atribuídos por um comité de quatro em quarto anos, e consistem num prémio EUROTHERM e dois EUROTHERM Awards para Jovens Cientistas que tenham terminado o Doutoramento na área da Transferência de Calor e ciências térmicas. Os premiados vão ser apresentados na conferência European Thermal Sciences, no âmbito da 8º conferência a decorrer em Lisboa de 20 a 23 de setembro de 2021

 

Imagem da Universidade de Évora