15 Maio 2018      10:18

Está aqui

Interior do País vai ter um programa específico de fundos europeus

Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto

O Governo planeia criar um programa destinado exclusivamente aos territórios de baixa densidade populacional e vinculado à criação de emprego.

Pedro Siza Vieira, ministro adjunto, em declarações ao Jornal de Negócios avança que os territórios do interior e menos povoados deverão ter um programa exclusivo de fundos europeus. O assunto está a ser preparado pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas (MPI) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Coesão, e vai acontecer ainda dentro da reprogramação do Portugal 2020,

"Até ao momento, a nossa ferramenta para atrair investimento privado, ou para incentivar o recurso aos territórios do interior, tem sido a majoração das candidaturas. Quem apresenta uma candidatura para um apoio a um investimento privado num território do interior leva mais uns pontos na valorização da sua candidatura. Mas isto tem um limite porque estas majorações têm tectos. O que o MPI está neste momento a estudar é a forma de uma parte dos fundos do sistema de incentivos para o apoio ao investimento empresarial ser especialmente dedicada aos territórios do Interior e a valorização das candidaturas ser vinculada à criação de emprego."

Para Pedro Siza Vieira o novo programa será um "exemplo muito claro da maior ambição na estratégia de atrair investimento privado para criar emprego".