15 Outubro 2022      15:58

Está aqui

A insistência

Se há algo que persiste na natureza de todos nós é a necessidade de ver cumpridos os nossos objetivos, sejam eles maiores ou menores.

O cumprimento de objetivos dependerá da nossa persistência, resiliência, atitude, proatividade, sensibilidade aos temas e muitos outros fatores externos que nem eu próprio saberia explicar, pois derivam da personalidade de cada um.

Há um objetivo. Esse objetivo, na perspectiva do utilizador, deve ser utilizado e alcançado. O que fazer, portanto, para chegar até ele. Teríamos de estabelecer aqui um estado da arte, como fazem os académicos, reunir uma revisão da literatura vasta e perceber o que é um objetivo, o objetivo e como chegar até ele.

Neste momento específico, entre tantos outros objetivos estabelecidos, o meu principal é o de escrever uma crónica, à qual dei o título de a insistência.

Não insistirei muito no tema dos objetivos. Só vos falei neles para falar da insistência. Quantas vezes, quantos de vós insistiram em ou sobre assuntos tão relevantes, ou tão irrelevantes, como aqueles que não fazem qualquer página de jornal? Muitas, diria eu. Tantas vezes já insisti com coisas tão superficiais ou outras tão profundas que, nesse momento, a insistência supera o objetivo. E o resultado, como bem sabeis, acaba por ser nulo tantas vezes.

Insistir é perguntar duas vezes, esperando um resultado positivo. Em muitas ocasiões, o resultado sai sempre negativo. Ou seja, ficamos felizes ao saber que aquilo que mais receamos, ao insistir, não se confirma… especialmente em testes rápidos ou análises de sangue.

A insistência, porém, pode e tem aspetos muito positivos. Dela surgem as melhores ideias. Dela conseguem-se chegar a conclusões que validam as tentativas. Insistir e persistir são dois verbos. Os prefixos são diferentes e os nomes variam entre si, mas é importante continuar a insistir no objetivo que selecionamos.

Por hoje, não vou insistir mais no tema. Deixo à consideração continuar a insistir naquilo que verdadeiramente importa.