10 Março 2018      17:38

Está aqui

“Inquisição de Évora” com direito a reedição

O livro “Inquisição de Évora – 1533-1668” de António Borges Coelho, terá direito a uma reedição com a chancela da Editorial Caminho, com apresentação a 13 de março.

Esta obra aborda as mentalidades, a sociedade, a vida urbana, a economia, a política, o direito, a antropologia e a psiquiatria da cidade alentejana e dá nome às vítimas, com morada e terra de nascimento. Nela são contadas estórias de dignidade e grandeza, mas também outras de cruel abjeção, sendo que os documentos usados conservam a voz dos inquisidores - clérigos – bacharéis, licenciados, doutores em Direito Canónico e teólogos.

Mas é também do ceio da Igreja que chegam outros e corajosos testemunhos. Já das vítimas só existe a voz daquilo que o notário registava.

Das vítimas ficaram só as palavras registadas pela pena dos notários e escrivães do Santo Ofício. É impossível não escutar o seu eco.

António Borges Coelho é um historiador, poeta e teatrólogo português, lutador antifascista e conhecido pela oposição ao regime salazarista. É catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e conta com diversos títulos publicados sobre história medieval e começos da Idade Moderna. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago e recebeu o Prémio da Fundação Internacional Racionalista.

 

Imagem de enetpress.gr