15 Abril 2019      08:13

Está aqui

A importância das eleições europeias

Estão a aproximar-se a passos largos as eleições europeias. A campanha já começou a ritmo acelerado, com alguns candidatos a dar a conhecer as suas ideias e programas para os mandatos que se propõem assumir.

Em Portugal já são conhecidos os candidatos, estando os líderes dos partidos a acompanhar os mesmos nas diversas acções de campanha que ocorrem.

Foi exatamente numa dessas acções de campanha que vimos Assunção Cristas afirmar que as eleições europeias deveriam servir como ato de censura ao Governo português.

Com esta afirmação Assunção Cristas demonstra duas coisas desconsideração pelo candidato do partido que representa ao pedir que em vez de votarem CDS pela qualidade de Nuno Melo, votem contra o Governo.

Demonstra também desrespeito pela importância que os órgãos comunitários têm atualmente e irão ter no futuro.

Cada vez mais as decisões nacionais passam pelos órgãos comunitários e a representação de cada País nesses mesmos órgãos tem obrigatoriamente de ser capaz de defender os programas eleitos pelos cidadãos nacionais.

É para isso que a campanha para as europeias deve servir. Para demonstrar as ideias dos candidatos e a força que estes terão, ou não, para defender os interesses dos portugueses na Europa.

Com as declarações desta semana Assunção Cristas apenas prova o que já se tem vindo a perceber: que quer chegar ao Governo a todo o custo, mesmo descurando as mais-valias de membros do seu partido em campanha eleitoral.

A corrida às eleições europeias ainda vai no início. Com temas como o Brexit, a protecção de fronteiras e a defesa das privacidade é essencial saber o que os candidatos pretendem defender junto da Europa.

Alguns já o estão a fazer, outros ainda não.

O desinteresse dos portugueses pelas eleições europeias também se justifica pela falta de convicção de alguns candidatos.

Ainda há tempo para mudar posturas.

Haverá vontade?

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão