6 Novembro 2017      14:51

Está aqui

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO

Saiu esta semana um estudo elaborado pela empresa Capgemini em conjunto com o Linkedin intitulado “The Digital Talent Gap: Are Companies Doing Enough?”.

Este estudo é subordinado ao tema da importância da formação nas empresas. Segundo as conclusões do estudo, sessenta por cento dos trabalhadores das empresas têm formação por meios próprios apontando para uma acentuada falha na estratégia de formação e qualificação dos quadros empresariais.

É sem dúvida um resultado preocupante no que toca ao desenvolvimento e qualificação empresarial nos diversos ramos de actividade.

Sendo a formação obrigatória por lei, o que se assiste por parte das empresas, é a total falta de interesse em, nas horas de formação, abordar temáticas viradas para tecnologia e maquinaria por elas utilizadas no seu quotidiano. Tal desempenho por parte das empresas leva a que os seus trabalhadores percam a oportunidade de ter um melhor conhecimento das suas ferramentas de trabalho e, consequentemente, um melhor desempenho.

Grande parte do crescimento das empresas deve-se à formação e competência dos seus colaboradores, quando a empresa, que é a principal interessada no seu crescimento, coloca a formação dos seus colaboradores de lado, a imagem que passa é de comodismo perante a evolução do mercado.

Num mundo empresarial cada vez mais globalizado, a imagem de uma empresa comodista constitui um péssimo chamariz a potenciais clientes e investidores.

Perante uma empresa comodista e uma empresa que investe não só no seu crescimento, mas também o dos seus colaboradores, a opção de clientes e de investidores irá para a segunda pois esta passa uma imagem de interessem em crescimento e actualização constantes.

Os resultados deste estudo são deveras preocupantes. Quando são os próprios colaboradores que têm que investir na sua formação e não a empresa que tem esse dever, dali não podemos esperar muito mais desenvolvimento que o já existente.

Empresas modernas e com actualização de quadros constante precisam-se. O mercado empresarial precisa de crescer e a formação é uma ferramenta essencial nesse sentido.

O futuro das empresas está na formação. Esperemos que o próximo estudo destas companhias traga um resultado diferente.

Cá estaremos para o analisar.