19 Junho 2021      08:49

Está aqui

A importância da água na nossa comunidade

O papel da água é cada vez mais determinante em todo o planeta, sendo que é um elemento decisivo para a sobrevivência de animais e vegetais, além de ser altamente relevante para inúmeras atividades dos seres humanos. A água é sinónimo de vida!

A falta de água em territórios como o Alentejo é uma ameaça, uma vez que a água é fonte de vida. A presença da água é para nós tão vulgar, que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta.

Quando comparado com muitos concelhos do Alentejo, o concelho de Viana do Alentejo beneficia de vantagens muito positivas no que respeita aos recursos hídricos. No entanto, preservar os recursos hídricos é preservar a nossa existência.

Valorizar a importância da utilização da água (O Rio Xarrama, a Ribeira das Alcáçovas, o Sistema Aquífero Viana do Alentejo – Alvito), assim como, a valorização de todo o património associado à água (Fontanários, Tanques Públicos, etc), parece-me algo que não pode ser subestimado.

Aproveitar os recursos hídricos existentes, grande parte derivados de águas das nascentes, que correm nos diferentes fontanários e tanques públicos do concelho de Viana do Alentejo, para utilização em diferentes fins (rega de jardins, limpeza das vias públicas, lavagem de viaturas municipais, e associações sem fins lucrativos, etc), deve ser considerado de altíssima prioridade.

Umbilicalmente ligado à temática dos recursos hídricos de Viana do Alentejo está um património riquíssimo, que passa pelos seus belíssimos fontanários, aos tanques públicos e muito do seu património natural e edificado.

No concelho de Viana do Alentejo pode encontrar um vastíssimo património ligado á temática da água:

Em Aguiar

a) Fonte do Paço

b) Tanque Comunitário de Aguiar

 

Em Alcáçovas:

a) Fonte do Horto do Paço dos Henriques

b) Chafariz na rua dos Escudeiros

c) Fonte do concelho

d) Fonte Santa

e) Tanque Comunitário das Alcáçovas

 

Em Viana do Alentejo:

a) Chafariz do Santuário da Nossa Sra. D´Aires

b) Fonte da Cruz (3 bicas);

c) Chafariz da Praça da Palha

d) Tanque da Barca

e) Fonte das Freiras / Fonte de Baixo

f) Chafariz do Rossio das Hortas / Fonte Coberta

g) Tanque Comunitário de Viana do Alentejo

h) Chafariz da Serra

i) Fonte da Renascença / Fonte dos Escudeiros / Fonte da Praça

Para além deste riquíssimo património, existem variados percursos próximos do Rio Xarrama e da Ribeira das Alcáçovas. Muitos moinhos de água, quase todos abandonados, também nos transportam para outros tempos.

De facto, é um património notável que merece ser percorrido com toda a calma deste mundo.

Aproveite, porque está aqui bem perto.