23 Outubro 2019      13:24

Está aqui

Igreja do Espírito Santo em Évora com obras de 2,5 milhões de euros

A Igreja do Espírito Santo em Évora, junto ao Colégio do Espírito Santo, vai sofrer obras de recuperação e requalificação no valor de cerca de 2,5 milhões de euros.

A obra, que é da Diocese de Évora, inclui intervenções de restauro, estrutura e consolidações, infra-estruturas eléctricas, mecânicas, águas e esgotos, museológicas e acessibilidades exteriores e conta com o apoio financeiro de fundos comunitários, teve o seu concurso público lançado ontem, terça-feira e prevê estar concluída num prazo de 18 meses.

A construção desta igreja resultou da fundação do Colégio do Espírito Santo, da Companhia de Jesus, instituído na cidade de Évora, na segunda metade do século XVI. 

O exterior, de aspecto pesado e imponente, tem alpendre de sete arcos graníticos, por onde se faz a entrada na igreja. O interior, de planta rectangular, é iluminado por galerias altas. A decoração das dez capelas laterais revestiu-se de grande sumptuosidade, particularmente com a aplicação de talha dourada, nos dois séculos seguintes.

Destacam-se as capelas de Santo Inácio de Loyola, do Senhor Jesus dos Queimados (onde se conserva o crucifixo dado a beijar aos condenados da Inquisição) e da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos da Cidade de Évora (transferida para esta Igreja em 1845, após a profanação do Convento da Graça, de belíssimos mármores coloridos e embutidos. No cruzeiro, à esquerda, está arca sepulcral destinada a receber as ossadas do Cardeal D.Henrique (que em vida a mandou preparar), vazia, porque o mesmo viria a morrer Rei de Portugal, após a morte de D.Sebastião, estando sepultado nos Jerónimos, em Lisboa.

Imagem de capa de Halley Pacheco de Oliveira