12 Junho 2016      12:51

Está aqui

IDADE DOS "PORQUÊS”

"PALAVRAS SOLTAS"

É com alguma frequência que ouvimos as personalidades mais ilustres da sociedade declarem que a necessidade de pensamento crítico deve ser a principal motivação dos jovens de hoje.

Pergunto-me, então, por que razão existe a necessidade de condensar todo o espírito inquisitivo numa só idade da nossa vida? Porque é que a sociedade teima em obrigar as mentes jovens a serem apenas curiosas na sua infância, período esse, durante o qual as perguntas e dúvidas dos mais novos tendem a ser desvalorizadas.

Crianças descredibilizadas são jovens sem vontade de perguntar, de averiguar, de questionar...! São jovens que sentem que não vale a pena perguntar, porque a resposta se ficará somente por um vazio ou um "não penses nesses disparates", por isso creio que devemos incentivar as nossas crianças a pensar por si mesmas e motivá-los! A opinião deles importa e se lhes mostrarmos isso, podemos fazer toda a diferença nas suas vidas!

Porque um dia, mais cedo ou mais tarde, todos nós nos confrontamos com dilemas! É essencial pensar a vida para vivê-la! Questiona-te! Não aceites toda a informação que tentam vender-te! Conhecimento é o resultado do pensamento crítico que efectuamos através da informação que é diariamente colocada ao nosso dispor e não aquilo que absorvemos através de meios como a internet (onde o tão precioso Google nos facilita, aparentemente, a vida)!

Pessoas (des) informadas são escravas da sociedade e do poder dos mais fortes! São facilmente subjugadas por quem lhes mostra as verdades convenientes e por quem tenta dominar os nossos pensamentos, para que apenas sejamos actores secundários da nossa própria vida e estátuas sem vida que se regem por aquilo que é aceitável e que não agita o mundo!

Disseram-me um dia: "Não sejas um zombie! Não aceites fazer parte de uma geração sem alma!" E este é, também, o meu apelo para os meus leitores! Informem-se! Se algo vos parece errado, exponham a vossa opinião! Não se conformem! Lutem para descobrir a verdade e não a verdade socialmente imposta! Aquilo que vos dizem pode ser apenas uma parte daquilo que vocês aprenderão. Basta-vos ter vontade e coragem para que as vossas vozes se ergam embaladas pelo vosso pensamento!

Não sejam zombies! Tenham a coragem de questionar os outros e de vos inquirir a vós próprios sobre o que vos rodeia e também sobre o que vai no vosso íntimo!

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.