26 Maio 2021      12:34

Está aqui

Hospital do Litoral Alentejano vai requalificar heliporto

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) deu início, na semana passada, à empreitada de requalificação do heliporto do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, com o objetivo de voltar ao seu pleno funcionamento.

De acordo com o portal Região Sul, esta obra tem um prazo de execução previsto de cerca de dois meses e um investimento global próximo dos 100 mil euros, financiado pelo programa Alentejo 2020. Além disso, tem como principal objetivo a certificação da ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil.

Entre o conjunto de requisitos obrigatórios, constam do projeto a modelação total do terreno envolvente ao heliporto, o rebaixamento de postes de iluminação, a revisão da sinalização, a regularização das zonas próximas, e o revestimento de toda a área com pedra de enrocamento, alterando significativamente a entrada no HLA.

Em comunicado, a entidade refere que “o conselho de administração da ULSLA está determinado em alcançar a certificação da ANAC tão breve quanto seja possível, pese embora o processo ainda careça de vários procedimentos seguintes à conclusão da obra, nomeadamente a constituição de equipas de apoio permanente ao heliporto”.

Assim, terminada a obra e recuperada a certificação, o heliporto poderá, novamente, receber helicópteros em situação de emergência, minimizando o tempo de resposta no socorro dos doentes.

Recorde-se que o heliporto foi encerrado pela ANAC em dezembro de 2018 e, desde então, está proibido o seu uso oficial.