27 Outubro 2018      12:49

Está aqui

Hora a mudar e temperatura a descer

Neste fim de semana, o último de outubro, como tradicional – pelo menos até este ano – é marcado pela mudança de hora: quando forem duas horas da madrugada, deverá passar os seus relógios para a uma, atrasando uma hora, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.

O horário de Inverno mantém-se até ao último domingo de março de 2019, altura em que os relógios voltam a adiantar 60 minutos, passando então a vigorar o horário de Verão.

O objetivo da mudança de hora, quando começou era reduzir o consumo global de energia e começou em pleno século XVIII, por Benjamin Franklin, nos Estados Unidos da América, e queria poupar velas.

Desde a Primeira Grande Guerra que se procede a esta alteração na hora nos últimos domingos do mês de outubro e março, sendo que, por imposição da União Europeia, este pode ser o último ano em que tal acontece.

Não se esqueça que no carro também tem relógio.

Mas este fim de semana – de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA - traz também uma quebra acentuada da temperatura em cerca de 6ºC e com um aumento do vento; ainda assim, acima da média para esta época do ano.

Foram previstas máximas para o Alentejo na ordem dos 16ºC sendo que as mínimas atingirão os 4ºC no distrito de Portalegre, os 7ºC para o de Évora e os 9ºC. no de Beja.

Para amanhã, domingo, nova descida de temperatura, sobretudo a máxima que não deverá passar dos 14ºC.

 

Imagem de radioregional.pt

 

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão