Foi apresentada, na semana passada, a primeira de “muitas” iniciativas de uma parceria que junta a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), da Universidade Nova de Lisboa, e o Grupo Nabeiro-Delta Cafés, que tem como objetivos incentivar novas formas de pensar a liderança, promover a reflexão e impulsionar o progresso a partir da inovação, escreve o Grande Consumo.
Esta parceria, assente na ideia de que a liderança precisa de tempo, escuta ativa e ligação humana, junta duas instituições com ambição internacional e promete dar origem a diversas iniciativas, centradas na sustentabilidade, na inovação e na formação de executivos. Os destinatários são os atuais e os antigos alunos da formação de executivos da Nova SBE.
O arranque desta parceria ficou marcado pela inauguração do Comendador Rui Nabeiro Heritage Lounge, no campus de Carcavelos, que fica precisamente na área da formação de executivos.
Este campus vai também receber novas áreas de trabalho, tais como exposições temáticas sobre a ligação entre a cultura do café e a liderança e podcasts através dos quais líderes, investigadores e empreendedores partilham estratégias, experiências e perspetivas para um desempenho focado nos resultados e na liderança de excelência.
No campo da inovação, a Nova SBE vai dinamizar, através do Nova SBE Innovation Ecosystem, diversas iniciativas, entre as quais se encontram os Grupo Nabeiro-Delta Cafés Games, que utilizam a gamificação para promover a resolução de desafios através da cocriação de novos modelos de negócio, e os Innovation Circles, clubes exclusivos que procuram promover a ligação humana, a aprendizagem e o intercâmbio de experiências.
Vão também ser promovidos workshops dedicados a vários temas e apresentados diferentes desafios reais a alunos que, com mentoria do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, vão ter a oportunidade de desenvolver projetos de expansão global que poderão dar origem a soluções futuras. Desta parceria resultarão ainda vários outros conteúdos através dos quais poderá ser aprofundada a ligação entre hábitos, liderança e desempenho organizacional.
No que respeita à sustentabilidade, a grande atenção estará na circularidade, através da promoção do desenvolvimento de modelos de negócio que possibilitem a redução do desperdício, a conservação de recursos e as soluções de economia circular. Neste âmbito, os estudantes vão ser desafiados a desenvolver ideias com vista ao reaproveitamento de resíduos de café e projetos de investigação aplicada para a criação de modelos de circularidade.
Simultaneamente, vão também ser promovidas a criação de startups que se encontrem alinhadas com os princípios de economia circular, a produção de casos de estudo que poderão ser utilizados durante as aulas e a formação de comunidades locais, em Campo Maior e em Carcavelos, de forma a que sejam aplicados e defendidos os modelos circulares.
O dean da Nova SBE, Pedro Oliveira, mostrou-se satisfeito com a inclusão do Grupo Nabeiro-Delta Cafés na comunidade de doadores empresariais.
“Felizmente, é uma comunidade em crescimento e demonstra que as empresas acreditam que o seu futuro e o futuro do país passa pela educação. Esta parceria reforça ainda o compromisso da Nova SBE com a sustentabilidade e a inovação, promovendo o envolvimento ativo da nossa comunidade académica com os desafios do mundo real. Através da ligação à comunidade local e da mobilização da nossa rede global de cerca de 42 mil antigos alunos de 91 nacionalidades, continuamos a fomentar uma liderança consciente, colaborativa e orientada para o impacto positivo”, refere, citado pelo Grande Consumo.
Para Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, “a parceria com a Nova SBE, que dá o seu primeiro passo com a inauguração do Comendador Rui Nabeiro Heritage Lounge – o espaço que homenageia o legado do meu avô – representa o nosso compromisso em inovar e formar uma nova geração de líderes capazes de transformar o futuro, promovendo a sustentabilidade, a criatividade e um impacto positivo e concreto nas organizações e na sociedade. Juntos, queremos inspirar novas gerações a abraçar os desafios com visão e a agir fazendo a diferença”.
Fotografia de noticiasdearronches.com