5 Junho 2021      09:36

Está aqui

Hoje é Dia Mundial do Ambiente - o que se faz em Portugal?

Hoje, 5 de junho, é Dia Mundial do Ambiente, um dia criado com o objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.

Esta celebração teve início em 1972, na data que marcou o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.

Para o assinalar, a Pordata, projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos, revelou alguns indicadores sobre o tema, organizados em sete grandes áreas: água e saneamento, clima e qualidade do ar, resíduos e economia circular, território, biodiversidade e proteção ambiental, energia,  economia da energia e impostos ambientais.

No site do Pordata, nestas sete áreas pode encontrar dezenas de quadros que permitem acompanhar o percurso de Portugal e dos países da União Europeia no que diz respeito às questões ambientais. Estão também incluídos nesta área indicadores que permitem acompanhar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ao longo das últimas décadas e nos próximos 10 anos, em diversos objetivos tais como: água potável e saneamento (Objetivo 6); energias renováveis e acessíveis (Objetivo 7); ação climática (Objetivo 13); proteger a vida marinha (Objetivo 14); e proteger a vida terrestre (Objetivo 15).

 

Fique com alguns dados e curiosidades:

Água e Saneamento

Sabia que 85% da população residente em Portugal é servida por Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) com tratamento secundário, o que faz com que neste século, Portugal tenha tido o 2.º maior nível de evolução em relação aos 20 países da União Europeia que reportaram dados? Neste século quase não se construíram ETAR novas, mas apostou-se essencialmente na sua melhoria.

 

Impostos Ambientais

Sabia que cerca de 7% da carga fiscal se destina a atividades que impactam o ambiente? Estamos ao mesmo nível que os outros Estados Membros nestes impostos sobre energia, transportes e sobre poluição e recursos.

Sabia que Portugal é o país da União Europeia com o 4.º maior crescimento em consumo de energia primária nos últimos 30 anos? O consumo cresceu 46%, enquanto pelo menos 12 países passaram a consumir menos.

 

Consumo de energia primária

Sabia que Portugal é o 2.º país da União Europeia cujas famílias consomem menos energia final per capita? As famílias da Finlândia consomem quase 4 vezes mais do que as famílias portuguesas e a média do consumo na União Europeia é o dobro da de Portugal.

 

Clima e Qualidade do Ar

Sabia que um dos compromissos mais importantes no âmbito do Acordo de Paris foi a promessa da contribuição até 2020, de 100 mil milhões de dólares por ano, para os países em vias de desenvolvimento poderem mitigar as suas emissões e adaptar-se aos impactos das alterações climáticas? Não vamos conseguir chegar a esse valor, mas a UE aumentou esta prestação em mais de 60% desde 2014 até agora. Portugal, no entanto, cada vez contribui menos.

Sabia que há legislação europeia para que os veículos novos de passageiros emitam menos CO 2 /km? A partir de 2020 este valor deveria ser de 95 g CO 2 /km, mas quer UE, quer Portugal ainda estão acima, com 122 g CO 2 /km (EU) e 109 g CO2/km (PT).

 

Território, Biodiversidade e Proteção Ambiental

Em Portugal a área terrestre abrangida pela Rede Natura manteve-se constante ao longo de 2013 a 2019 e representa uma área sensivelmente igual ao Norte de Portugal.

Na superfície marinha da Rede Natura há a destacar o aumento entre 2014 e 2015 - passou de 2,6 mil km 2 para 32 mil km 2 .

Sabia que apenas 8,5% dos alimentos produzidos na União Europeia usam métodos de produção que evitam químicos, como os pesticidas, e que respeitam o bem-estar dos animais? Portugal tem uma percentagem próxima da União Europeia (8,2%).

Sabia que 43% da superfície da União Europeia é constituída por florestas representando o habitat natural com maior expressividade? Em Portugal o peso da floresta é ligeiramente superior (50% em 2018). Este valor é o mais elevado desde 2009, mesmo tendo em conta a área ardida dos grandes incêndios florestais de 2017.

 

Resíduos e Economia Circular

Sabia que Portugal tem das menores produções de resíduos (de atividades económicas e agregados familiares) per capita da UE? Estamos em 3º lugar na EU27 dos menores produtores de lixo. No entanto a produção de resíduos tem vindo a aumentar. Por exemplo a quantidade de resíduos municipais produzidos em Portugal, aumentou sempre desde 1995 com exceção dos anos da crise, 2010 a 2013. Em 2019 os valores estão próximos de 2009, mas ainda abaixo.

 

Produção de resíduos municipais

Sabia que Portugal tem das mais baixas taxas de reintrodução de materiais já utilizados em novas cadeias de valor? Em Portugal a taxa de circularidade é de 2,2% quando a média da União Europeia é de 11,9%.

Nos últimos 22 anos a União Europeia e Portugal têm registado uma descida acentuada da intensidade carbónica da sua economia, ou seja, para um mesmo valor de euros criado pela economia se emite menos CO2.

 

Fontes: Pordata, Eurostat, AEA, JRC, ETC/ACC, DG CLIMA, Institutos Nacionais de Estatística

 

Imagem de painelnoticias. com.br