3 Setembro 2022      17:54

Está aqui

História do Paço dos Henriques revelada em Alcáçovas

É inaugurada no próximo dia 4 de setembro, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, pelas 18h00, a Exposição “O Paço dos Henriques: História e Memória”, da autoria de Fátima Farrica.

A exposição, promovida pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas e da Associação Portuguesa de Imprensa, surge no âmbito da XXIV Semana Cultural de Alcáçovas, que vai decorrer de 3 a 11 de setembro, organizada pela Junta de Freguesia local.

A mostra retrata a história do Paço dos Henriques desde a sua génese até às obras de requalificação e reutilização de que foi alvo em 2015. Entretanto, ao longo da sua história foi palco de casamentos reais (1447) e da assinatura do Tratado Alcáçovas – Toledo, em 1479, que, por um lado, pôs fim à guerra entre os reinos de Portugal e Castela e, por outro, estabeleceu a divisão do oceano atlântico, entre estes dois reinos.

A exposição põe ainda em evidência o Horto/Jardim das Conchas e a Capela de Nª Sr.ª da Conceição, datada do século XVII, bem como a arte dos embrechados e a azulejaria, uma das marcas mais distintas da cultura portuguesa, ambas aplicadas no horto e na capela.

Desde 2011 está na posse do Município de Viana do Alentejo, após a assinatura de um acordo de cedência com a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, pelo período de 20 anos.

Recorde-se que Fátima Farrica para além de historiadora, arquivista e investigadora do CIDEHUS – Universidade de Évora, é coordenadora científica do projeto do Município designado “Conhecer a História”, e tem colaborado com diversas entidades públicas e privadas ao longo dos 20 anos de experiência profissional.

A exposição permanente pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.