31 Março 2022      18:26

Está aqui

Hermínia Vilar eleita reitora da Universidade de Évora

Hermínia Vilar é a nova reitora da Universidade de Évora (UÉ), após reunião deliberativa do Conselho Geral da academia (órgão a quem compete estatutariamente a eleição do reitor), que decorreu hoje, quinta-feira, no Colégio do Espírito Santo.

De acordo com a UÉ, Hermínia Vilar é professora associada com agregação do Departamento de História e diretora e investigadora no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDHEUS), assumindo a reitoria da academia alentejana nos próximos quatro anos.

A professora Hermínia Vilar agradeceu ao Conselho Geral a confiança que nela depositou, admitindo que esta é “uma enorme honra”. Segundo a nova reitora, o seu compromisso é com “o desenvolvimento e a consolidação da UÉ, com a sua projeção nacional e internacional, salvaguardando o seu importante papel na coesão regional e no desenvolvimento da região”.

Hermínia Vasconcelos Vilar tem 59 anos e tem exercido funções docentes na UÉ ao longo dos últimos 32 anos, destaca o comunicado da academia. É doutorada em História Medieval na Universidade de Évora (1998), onde exerce presentemente as funções de professora associada com agregação. É ainda vice-reitora para o Ensino e Formação da Universidade de Évora (2010-2014) e membro do Conselho Geral da Universidade de Évora (desde 2016).

Tem também desempenhado múltiplos cargos na UÉ para os quais foi eleita, nomeadamente vice-presidente do Conselho Científico da Área Departamental de Ciências Humanas e Sociais (2005-2007), membro do Conselho Científico da Universidade (2019-2021), membro do Conselho Científico do Instituto de Investigação e Formação Avançada (2015-2021), membro do Conselho Científico da Escola de Ciências Sociais (2015-2021), presidente do Conselho do Departamento de História (2001-2003; 2009-2010) e diretora do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades (desde 2019).

Hermínia Vasconcelos Vilar é igualmente vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais (2014-2017) e membro de outras associações científicas nacionais. A UÉ destaca ainda que é autora de diversos livros e de obras científicas, tendo integrado diversos júris de provas académicas e de prémios, painéis de avaliação e conselhos editoriais.