29 Agosto 2022      12:30

Está aqui

Herdade do Rocim promove Rota do Vinho de Talha

A Herdade do Rocim, localizada entre Cuba e Vidigueira, criou a Rota do Vinho de Talha, uma experiência de enoturismo que permite conhecer o processo milenar de produção de vinho, tão característico dos concelhos do Baixo Alentejo, e que abrange vários produtores locais.

De acordo com a TSF, o ponto de partida desta rota é a Herdade do Rocim, onde, já no próximo dia 13 de novembro, irá decorrer o Amphora Wine Day, que culmina com a abertura das talhas.

O percurso pode levar os visitantes à Honrado Vineyards e às Gerações da Talha, ambas em Vila de Frades, e às XXVI Talhas/Adega do Mestre Daniel, em Vila Alva. Contudo, o programa é abrangente e vai das provas de vinhos, às harmonizações com os menus vínicos, aos petiscos regionais, às tábuas de enchidos e queijos alentejanos, às experiências nas vinhas ou ainda atividades para grupos.

Segundo a herdade, entre maio e julho, a Amphora Wine Tour já foi percorrida por dezenas de curiosos em conhecer a produção de Vinho de Talha, já registada no Inventário Nacional do Património Imaterial.

Pedro Ribeiro, enólogo e diretor geral da Herdade do Rocim, afirma que, “estando na região com maior tradição do vinho de talha em Portugal, acreditámos que faz todo o sentido organizar eventos que celebrem o uso de ânforas. Há aqui um extraordinário potencial para dar ao mundo do vinho e os números têm-nos mostrado isso mesmo”.

A Rota do Vinho de Talha, lançada este verão, inclui valores que variam entre os 95 e os 125 euros por pessoa, dependendo do número de participantes. As marcações podem ser feitas através do endereço de email enoturismo@herdadedorocim.com.

 

Fotografia de publico.pt