28 Novembro 2021      10:46

Está aqui

Há uma árvore alentejana que precisa do seu voto

Decorre a eleição da árvore nacional que irá representar Portugal no concurso da “Árvore Europeia do Ano” e há uma representante alentejana nos 10 finalistas nacionais: a Sobreira Grande de Vale Pereiro, no concelho de Arraiolos.

Nas últimas três edições nacionais foram dadas a conhecer árvores emblemáticas e únicas no país: em primeiro lugar, no concurso de 2018, ficou o Sobreiro Assobiador da aldeia de Águas de Moura (no concelho de Palmela); em 2019 ficou a Azinheira Secular do Monte Barbeiro (no concelho Mértola); em 2020 foi a vez do milenar Castanheiro de Vales (no concelho de Vila Pouca de Aguiar); e, em 2021, o imponente Plátano do Rossio de Portalegre.

A árvore vencedora será anunciada a 6 de janeiro de 2022 e irá representar Portugal no concurso Árvore Europeia do Ano, em fevereiro do próximo ano.

Contando já com 11 edições, foi na edição de 2018 que Portugal teve uma estreia triunfante no concurso europeu, precisamente com o maior sobreiro do mundo, carinhosamente apelidado de “Assobiador”.

Esta iniciativa europeia consciencializa mais de 200 mil pessoas todos os anos. O objetivo é aproximar os cidadãos europeus da natureza, promovendo o cuidado e a preocupação através da votação em 14 árvores emblemáticas europeias.

“O concurso da Árvore Europeia do Ano destaca a importância das árvores no património natural e cultural da Europa e nos serviços do ecossistema. O concurso não procura apenas a árvore mais bonita esteticamente, mas sim uma árvore com uma história, uma árvore enraizada nas vidas e no trabalho das pessoas e da comunidade que a rodeia”, refere ainda a Unac.

As votações decorrem até 5 de janeiro de 2022 e fazem-se através de voto eletrónico no em https://portugal.treeoftheyear.eu

Vamos todos votar na representante alentejana!

 

Imagem de cm-arraiolos. pt