8 Junho 2018      16:08

Está aqui

Há um livro que ajuda as crianças a compreenderem o que sentem

Medo, raiva, tristeza, solidão... Estas são algumas emoções que assaltam Li, a personagem principal de um livro infantil que tem como missão orientar as crianças a compreenderem o que sentem ao longo das suas páginas. Mais do que uma história, com um princípio, meio e fim, o livro "Que cores têm as tuas palavras?" é um ponto de partida: o percurso de Li pode ser o percurso de qualquer um de nós. Ao percorrê-lo, as crianças compreendem que todos têm a sua história pessoal, feita de momentos, de palavras, de pessoas e de um mundo de emoções. Ao ler as páginas do livro, as crianças são levadas a refletir sobre o que levou Li a sentir-se alegre, arrependida ou assustada, mas também a pensar nos seus sonhos, nas pessoas em quem mais confia, ou naquilo que torna as pessoas diferentes mas tão semelhantes umas às outras.

 

Nas páginas da Li há palavras muitos tristes. 
- De que cor são as palavras tristes? 
- Por que será que a Li está triste?
- Em quem confia a Li quando se sente assim?
- E a ti? O que te faz sentir triste?
 

Nas páginas da Li há palavras que derretem o seu coração. 

- Que palavras são essas?
- O que achas que a Li está a sentir neste momento?
- O que te faz sentir assim tanto amor?
 
Embora inicialmente pensado para constituir um ponto de partida para a equipa da Sociedade do Bem explorar com as crianças as suas emoções - a Sociedade do Bem é uma associação sem fins lucrativos que implementa programas de desenvolvimento emocional e social nas escolas junto de crianças dos 3 aos 12 anos -, ao deparar-se com o resultado final, a autora e fundadora da Sociedade do Bem, Susana Pedro, optou por uma nova direção, decidindo disponibilizar o livro a todos os cuidadores e educadores que procurem livros e atividades para desenvolver com as crianças, que lhes permitam desenvolver vocabulário ligado às emoções e também identificar emoções, sejam em si próprias ou nos outros. 
 
Atualmente o livro, que foi editado pela Manuscrito, do Grupo Editorial Presença, é utilizado não só em salas de aula, como também no consultório de inúmeros psicólogos, que o utilizam para melhor chegar às crianças.
 
Para além de o final do livro ser dirigido a cuidadores e a educadores, com inúmeras dicas para que tirem partido da melhor forma do livro, há ainda um caderno de atividades disponível online, com sugestões de atividades práticas para serem desenvolvidas pelas crianças.
 
Caderno de atividades
 

 

 
 
Atividades práticas desenvolvidas pelas crianças em contexto escolar:
 
 
 

​A partir da reflexão em torno dos sonhos, as crianças construíram foguetões iguais aos da Li e desenharam o que sonham para a sua vida.

 
A partir da observação da face e da sua própria expressão facial, as crianças imaginam-se a elas enquanto livros e prestam atenção às características de cada uma.