21 Maio 2017      11:36

Está aqui

GUADIANA MAIS NAVEGÁVEL EM 2018

O rio Guadiana vai ser mais navegável a partir de 2018, ano em que será lançado o concurso para a realização de uma obra que vai permitir a navegabilidade do rio no troço entre o antigo porto mineiro do Pomarão, em Mértola, e a vila algarvia de Alcoutim.

Estas novidades foram o resultado de reunião realizada em Mértola, e que juntou que diversas entidades ligadas a este projeto, e de onde surgiu uma programação futura sobre ao processo de navegabilidade do rio.

A candidatura Interreg que financia a obra entre Alcoutim e o Pomarão foi aprovada em abril passado e esta obra - com um custo previsto de cerca de um milhão de euros - será assim co-financiada por Fundos Comunitários em 75%.

Para o troço entre Pomarão e Mértola, o Ministério do Mar já autorizou o levantamento topo-hidrográfico que determinará as intervenções necessárias para garantir a navegabilidade do troço.

O rio Guadiana é um rio internacional. Nasce em Espanha, perto de Ciudad Real, e junta-se ao mar em Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha) após percorrer 829 km, sendo o quarto mais longo da Península Ibérica e contendo uma bacia hidrográfica de 66 800 km² de área, a maioria em Espanha.

 

Imagem de wikimedia.org

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.