9 Fevereiro 2016      12:04

Está aqui

GRUTAS DO ESCOURAL REABERTAS

As conhecidas Grutas do Escoural, em Montemor-o-Novo (Évora), estão novamente reabertas regularmente ao público.

Esta reabertura foi possível devido a um protocolo entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen), a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, a Junta de Freguesia de Santiago do Escoural e a Associação dos Amigos Unidos pelo Escoural.

À Lusa, a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira referiu que "Encontrámos a solução possível, dadas as circunstâncias, que assegura uma regularidade de abertura".

Estas grutas alentejanas, situadas na Serra do Monfurado, são as únicas em Portugal onde podem ser observados vestígios de arte rupestre paleolítica - entre 25 000 a. C. e os 12 000 anos a. C. - contendo um espólio arqueológico testemunha da ocupação humana com mais de 50 mil anos. Foram acidentalmente descobertas em 1963 e foram classificadas como Monumento Nacional nesse mesmo ano.

Existem mais de uma centena de pinturas inventariadas que permitem estabelecer relação com a época da datação como com imagens semelhantes das mais famosas grutas do mundo como as de Altamira, La Mouthe ou La Pileta.

São cerca de trinta as galerias, além de diversas salas e corredores, em vários níveis, com pinturas de cavalos, bois, linhas geométricas abstratas e signos enigmáticos que se presumem estar ligados a rituais mágicos e religiosos do Homem pré-histórico, podendo o local assumir a forma de um santuário do Paleolítico Superior.

A DRCAlen, na pessoa da sua diretora, assumiu que existem muitos constrangimentos em conseguir assegurar uma regularidade na abertura destas grutas ao público por existirem "falta de recursos humanos qualificados" e por "impedimento de contratação de funcionários", uma vez que são um organismo da administração pública.

Com este protocolo, a Associação dos Amigos Unidos pelo Escoural assegura a contratação de um guia, sendo que a câmara municipal assume a responsabilidade da conservação e manutenção dos espaços exteriores junto à gruta. À Junta de Freguesia cabe zelar pelo centro interpretativo.

Assim, as Grutas do Escoural podem ser novamente visitadas; de terça-feira a sábado, sendo que carece de marcação prévia.

 

Imagem daqui