27 Fevereiro 2025      10:03

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Grupo Nabeiro continua a ser a empresa mais responsável do país em ESG

O Grupo Nabeiro, dono da Delta Cafés, continua a liderar, pelo quarto ano consecutivo, o ranking das empresas mais responsáveis do país em questões de ESG, ou seja, em questões de âmbito ambiental, social e de governança.

De acordo com a Executive Digest, ao Grupo Nabeiro, que continua na liderança da lista elaborada pelo Merco, seguem-se o IKEA, que subiu um lugar em relação à edição anterior, e a EDP, que se encontra agora no terceiro lugar, uma descida de um lugar em relação à edição anterior.

Para além da liderança geral da lista, o Grupo Nabeiro destaca-se ainda em todos os subrankings dedicados à avaliação dos pilares do ESG. Na categoria ambiental, mantêm-se o IKEA, em segundo lugar, e a EDP, em terceiro. Já na Governança, o IKEA continua no segundo lugar, enquanto a Caixa Geral de Depósitos ocupa o terceiro.

O top 10 do ranking Merco 2024, que inclui as 100 empresas mais responsáveis em questões de ESG, fica completo com as empresas Jerónimo Martins (4.º lugar), Sonae (5.º), Lidl (6.º), Microsoft (7.º), CUF (8.º), Leroy Merlin (9.º) e Mercadona (10.º).

No âmbito deste estudo, foram também reveladas as empresas que se encontram na liderança dos mais diversos setores no que respeita à responsabilidade ESG, estando o Grupo Nabeiro a liderar no setor da alimentação.

O Merco sublinha que as empresas que se encontram na liderança em questões de ESG são aquelas que fazem maiores investimentos em práticas sustentáveis e responsáveis, demonstrando, assim, uma maior consciência corporativa relativamente a essas mesmas questões.

A elaboração do ranking envolveu um rigoroso processo de avaliação, com seis diferentes critérios, 15 fontes de informação e 2.401 inquéritos. Entre os participantes nesta avaliação estão, entre outros, executivos de grandes empresas, especialistas em responsabilidade social corporativa (RSC), analistas financeiros, jornalistas e líderes governamentais e sociais, nota a mesma fonte, que refere ainda que o trabalho de análise teve também em conta a reputação digital das empresas e uma avaliação objetiva dos méritos reputacionais.

 

Fotografia de hipersuper.pt