31 Março 2020      13:37

Está aqui

Grupo de amigos de Grândola faz pão para oferecer a idosos

Em Grândola, três amigos com as suas vidas suspensas decidiram apoiar o combate ao Covid 19, através do fabrico de pão, que depois é distribuído por idosos e profissionais "na linha da frente do combate". A "Pão Solidário" nasceu das mãos de Miquelina Fialho, António Sobral e Rúben Marques, assegura a entrega do produto cozido em forno de lenha de porta em porta, com a ajuda da Junta de Freguesia local, como avança hoje O Setubalense.

O trio faz duas fornadas de pão por dia, uma às 9h00 e outra às 12h00 e para além da distribuição a idosos também entregam a profissionais de saúde, autoridades, bombeiros, camionistas, entre outros. O pão é distribuído de forma gratuita, só contribui quem o pode fazer, através da entrega de um euro, valor simbólico para a compra de mais materiais, ou através da doação dos próprios produtos..

A acção, planeada para acontecer até que a pandemia comece a desaparecer e que a população necessite do serviço, arrancou no dia 19 de Março. Antes de começarem com a iniciativa, Rúben Marques trabalhava como empresário, procedendo ao fecho da empresa por tempo indeterminado. Por sua vez, Miquelina Fialho dedicava-se às limpezas, mas optou por abdicar do ordenado. Já António Sobral, assistente operacional, encontra-se dispensado do serviço, mas sempre com a possibilidade de regressar a qualquer momento.

Não é à toa que Grândola foi cantada terra da fraternidade.