19 Agosto 2022      13:46

Está aqui

Grândola volta a acolher a Feira de Agosto

A Feira de Agosto de Grândola abre portas no próximo dia 25 de agosto e prolonga-se até dia 29, com cerca de “500 expositores distribuídos pelo grande recinto do Parque de Feiras e Exposições e um programa de animação com espetáculos diários com grandes nomes da música nacional, animação itinerante, atividades no picadeiro e conversas sobre o mundo rural”.

Em comunicado, a autarquia revela que este evento “pretende ser também a principal montra das potencialidades e recursos, promovendo e potenciando o concelho junto dos milhares de visitantes”.

A feira arranca com a Festa M80 – Tour 15 Anos, seguindo-se Maninho. Já no dia 27, é Cuca Roseta quem sobe ao palco da cidade pela primeira vez. No dia 28, o cartaz inclui os Expensive Soul e, para encerrar o evento no dia 29, sobe ao palco Rui Veloso.

Segundo o município, além dos espetáculos no palco principal, há “mais música para ver e ouvir no palco bar e muita animação de rua pelo recinto da Feira”, a ter lugar todos os dias às 20:30.

Paralelamente, irá realizar-se a 24.ª edição do Festival Hípico, uma das principais atrações da Feira, que vai decorrer na tarde de sábado (27 de agosto) a partir das 15:00, no Picadeiro. A feira volta ainda a apresentar a Tenda Animal, com exposição de gado bovino, ovino e caprino, contando com “a participação dos principais representantes das marcas ligadas ao setor”. O município revela também que, pela primeira vez, “este espaço vai ser dinamizado com um conjunto de conversas sobre a proteção do sobreiro e do pinheiro em modo ecológico/resíduo zero; a importância dos microrganismos no solo e pastagens e forragens”.

A autarquia destaca igualmente a zona das tasquinhas e de produtos regionais, onde irá estar o espaço vínico “A Gosto”, dinamizado pela Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana e que irá contar com a participação dos produtores A Serenada, Companhia Agrícola da Barrosinha, Herdade de Canal Caveira, Monte da Carochinha e Herdade do Brejinho da Costa. Esta iniciativa vai promover também o recente projeto “Vinho da Mina”.

Por fim, a câmara salienta a componente sustentável do evento, com o fornecimento de “50 mil copos reutilizáveis aos bares centrais da praça de espetáculos e aos bares junto à zona dos divertimentos”. Segundo o comunicado, este será um “teste-piloto” para “avaliar a implementação desta medida de sustentabilidade ambiental que visa a consciencialização de todos para a necessidade de redução do consumo de plástico”.

 

Fotografia de cm-grandola.pt