5 Novembro 2024      10:04

Está aqui

“Grândola, Vila Morena” no primeiro “Cancioneiro da União Europeia”

A canção “Grândola, Vila Morena”, com letra e música de José Afonso (Zeca Afonso), está incluído no primeiro “Cancioneiro da União Europeia”, que reúne 164 canções dos 27 Estados-membros e é hoje editado, nove anos depois de ter começado a ser preparado.

De acordo com a agência Lusa, no livro, as canções são apresentadas em partitura para voz solo, com acordes, e as letras estão escritas nas 25 línguas originais, que abrangem três alfabetos, e têm tradução em inglês.

Na página do livro dedicada a cada canção há também um código QR, que pode ser lido com recurso a um telemóvel ou tablet, que permite ouvir a gravação original do tema em questão.

As 164 canções foram divididas em seis categorias – Liberdade e Paz, Amor, Natureza e Estações, Populares e Tradicionais, Fé e Espiritualidade e Canções Infantis – e Portugal está representado em todas elas.

Recorde-se que, em 2018, estiveram a voto 60 canções portuguesas e as mais votadas, por 2666 pessoas, foram: “Amar pelos dois”, (Amor), “Canção do Mar” (Natureza e Estações), “Grândola, Vila Morena” (Liberdade e Paz), “Malhão, malhão” (Populares e Tradicionais), “Foi Deus” (Fé e Espiritualidade) e “A Loja do Mestre André” (Canções infantis).

Entre os temas de outros países que figuram no “Cancioneiro da União Europeia” estão “‘O sole mio”, de Itália, “Ave Maria” e “Au clair de la lune”, de França.

As 60 canções portuguesas que estiveram a votos tinham sido nomeadas por membros da comunidade musical portuguesa, em particular a Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM), Associação Musical Lisboa Cantat, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, da Universidade Nova de Lisboa, e a Academia de Música de Lagos.

O “Cancioneiro da União Europeia” é um “projeto sem fins lucrativos lançado por uma organização dinamarquesa sem ligações monetárias à União Europeia”.

A coletânea foi criada com a participação de mais de cem organizações musicais e conservatórios de música, e através de votações públicas que mobilizaram mais de 87 mil cidadãos de toda a União Europeia.

O projeto “Cancioneiro da União Europeia” foi distinguido pelo Parlamento Europeu com o Prémio de Cidadania Europeia 2023.

 

Fotografia de cifras.pt