Entre os dias 17 e 20 de setembro, irá realizar-se uma nova edição do Encontro da Canção de Protesto em Grândola, com espetáculos musicais, exposições e documentários dedicados à temática do exílio; e colóquios, sessões testemunhais e de canto livre em que estarão presentes figuras relacionadas com os universos de José Mário Branco e com a canção de protesto.
A iniciativa realiza-se no âmbito da atividade do OCP - Observatório da Canção de Protesto, e terá início no dia 17 de setembro pelas 21h no Cine Granadeiro com a inauguração da exposição “Emigração, exílio e canção de protesto”, organizada pelo OCP e idealizada para itinerância. No mesmo local, às 21h30, segue-se o espetáculo de leituras encenadas da Associação Artística Andante (Prémio LER+ em 2019) À MARGEM (de uma certa maneira) — O canto do exílio.
No dia 18 de setembro, Sérgio Godinho e os Assessores irão promover, no parque de feiras e exposições, uma viagem musical pela profusa carreira do cantor, compositor, escritor, ator de teatro e cinema, com a recriação de algumas canções que marcaram os discos “Os sobreviventes e Pré-Histórias”, e a interpretação de outras, mais ou menos recentes, poeticamente associadas ao conceito de exílio.
Já no sábado, dia 19 de setembro, o Cine Granadeiro acolherá um conjunto de sessões testemunhais dedicadas aos universos de José Mário Branco. Decorrerá também a apresentação de um espetáculo inédito intitulado “Uma mão cheia de vozes na luta”, com a atuação de membros do Grupo de Ação Cultural – Afonso Dias, António Duarte, Carlos Guerreiro, Tino Flores e João Lóio.
O Encontro da Canção de Protesto de 2020 irá encerrar no domingo, 20 de setembro, com o encontro-colóquio “Contra as ditaduras erguer a voz e cantar”, com a participação de alguns membros do Conselho Consultivo do Observatório da Canção de Protesto: Adelino Gomes, Ana Matos Fernandes (Capicua), Nuno Santos (Prétu Chullage), João Carlos Callixto, José Fortes, Joaquim Vieira, Manuel Freire, Salwa Castelo-Branco, Viriato Teles, Soraia Simões de Andrade e Rui Vieira Nery.
A entrada em todas as iniciativas é gratuita, mediante reserva antecipada de lugar através do número 269 448 030, e sujeita à lotação da sala.
Fotografia por vachier.pt