8 Maio 2025      17:55

Está aqui

Grândola lembra Zeca Afonso nos 61 anos de “Grândola, Vila Morena”

O município de Grândola vai assinalar os 61 anos de “Grândola, Vila Morena” e lembrar Zeca Afonso, com um programa especial que decorre durante este mês de maio.

As comemorações do 25 de Abril em Grândola, durante as quais se celebram a liberdade e a democracia "conquistadas após 48 anos de ditadura e opressão”, “revestem-se de significado particular”, escreve o município, em comunicado, no qual adianta ainda ter “o orgulho e a responsabilidade de estar simbolicamente associado a esta data devido à canção “Grândola, Vila Morena”, que o ligou “para sempre” aos ideais de Liberdade, Democracia e Fraternidade.

Por esta razão, o município promove, ao longo deste mês, diversas atividades para “evocar o encontro entre José Afonso e a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense”, que aconteceu a 17 de maio de 1964 e que “motivou a redação do poema “Grândola, Vila Morena”, anos mais tarde usado como sinal para a transformação do país”, assim como para “promover os valores que comparecem” neste poema.

As atividades têm início às 18:00 de amanhã, sexta-feira (09), na sala de exposições da Biblioteca e Arquivo, com a inauguração de uma exposição com as capas dos discos de José Afonso, intitulada “Olhares do Andarilho”, e com uma conversa sobre a sua importância na história do design gráfico, que junta Henrique Cayatte, Ana Nogueira, Viriato Teles e José Teófilo Duarte, que tem a seu cargo a moderação. 

Para o dia 16 de maio (sexta-feira), está agendado um concerto de B Fachada, que tem início marcado para as 22:00 e decorre no Cineteatro Grandolense. Neste espetáculo, Bernardo Fachada vai interpretar canções de José Afonso, avança ainda o município.

No dia 21 de maio (quarta-feira), pelas 21:30, vai ser transmitido, também no Cineteatro Grandolense, o documentário “Onde Está o Zeca?”, concebido por Tiago Pereira e coproduzido pelo Festival Política e A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. Depois do documentário, há uma conversa entre o realizador e o público.

Já a 24 de maio (sábado), o programa é composto por uma oficina de artes visuais dedicada às capas dos discos de José Afonso, dinamizada pela artista Ana Nogueira. Esta atividade começa às 11:00.

A programação encerra no dia 31 de maio (sábado), com a sessão de apresentação do livro “Gaza Está Em Toda A Parte”, que começa às 16:00 e conta com a presença da autora, Alexandra Lucas Coelho.

Todas estas atividades têm entrada livre.

 

Fotografia de cm-stirso.pt