6 Abril 2023      11:11

Está aqui

Grândola homenageia Chico Buarque

Chico Buarque, cantor, escritor e compositor

No próximo dia 22 de abril (sábado), vão ser inauguradas na Biblioteca e Arquivo de Grândola duas exposições dedicadas a Chico Buarque, “um dos nomes maiores da cultura mundial e vencedor do Prémio Camões 2019”, escreve o município alentejano, em comunicado.

Na exposição «Quem Te Viu Quem Te Vê», são apresentadas as caricaturas originais que saíram vencedoras do concurso nacional de caricaturas Chico Buarque, que foi realizado no ano de 2016 pelo Instituto Memória Musical Brasileira e teve a curadoria de Zé Roberto Graúna.

Já a exposição «Chico Buarque: O Que Me é de Direito» é composta por vários poemas representativos do universo de personagens que Chico Buarque criou.

Para o dia 25 de abril, às 21:00, está marcada a estreia do Tributo a Chico Buarque «Quem Te Viu, Quem Te Vê», que vai acontecer no Cine Granadeiro, e que resulta de um projeto criado pelos músicos brasileiros Marcus Lima (na voz e no violão), Thais Motta (voz), Cristóvão Bastos (arranjos e piano), João Lyra (violão), Dudo Oliveira (sopros), Bororó (baixo) e Marcus Thadeu (bateria e percussões).

Neste espetáculo, que tem a realização a cargo do Instituto Memória Musical Brasileira e a direção artística a cargo de João Carino, vai ser apresentado um repertório dedicado à obra de Chico Buarque e vão ser tocadas diversas músicas, como “Cálice”, “O que Será”, “Gota d’água”, e “Olhos nos Olhos”, com arranjos e direção musical do reconhecido e premiado maestro Cristovão Bastos.

A comemoração do 25 de Abril começa logo pela manhã, com as cerimónias protocolares do Hastear da Bandeira e a Sessão Comemorativa da Revolução dos Cravos, que vão ter lugar nos Paços do Concelho, e prossegue durante a tarde, com a atuação de grupos locais, no Jardim 1.º de maio. 

O município de Grândola encontra-se a celebrar o 49.º aniversário do 25 de Abril durante todo o mês, através da realização de diversas iniciativas e atividades, organizadas em colaboração com as juntas de freguesia e o movimento associativo.

 

Fotografia de daodigital.pt