14 Fevereiro 2025      10:19

Está aqui

Grândola comemora Dia Internacional da Proteção Civil

O município de Grândola preparou diversas ações específicas para profissionais do Sistema de Proteção Civil e demonstrações práticas para jovens, fazendo estas iniciativas parte do programa das Comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, que arrancou ontem, quinta-feira (13), e se prolonga até ao dia 15 de março.

Em comunicado, o município avança que o programa tem início com a primeira de três ações de sensibilização destinadas a profissionais do Sistema de Proteção Civil, que se realizam no Cineteatro Grandolense. Estas ações, que voltam a realizar-se nos dias 24 de fevereiro e 10 de março, pretendem “reforçar competências técnicas e criar redes de colaboração mais sólidas entre os agentes da área”.

O programa inclui ainda atividades para os mais jovens, que vão poder assistir a demonstrações práticas de Suporte Básico de Vida – Posição Lateral e Manobra de Heimlich, ministradas pelos Bombeiros Mistos de Grândola, e participar numa ação de formação dedicada às espécies invasoras, desenvolvida pelo Gabinete Técnico Florestal do Município. Com estas iniciativas, os estudantes dos 8.ºs e 9.ºs anos do Agrupamento de Escolas de Grândola vão poder “aprender técnicas essenciais para a salvaguarda da vida humana e ambiental”.

A 28 de fevereiro, toda a população é convidada a assistir a um seminário sobre os “Riscos Costeiros”, que se realiza no Cineteatro Grandolense e que vai ser “um espaço de reflexão e alerta para os desafios e medidas preventivas associados à vulnerabilidade costeira da região”.

No dia 1 de março, data em que se assinala o Dia Internacional da Proteção Civil, a população vai ter a oportunidade de assistir a um desfile de viaturas e equipamentos da Proteção Civil pelas ruas de Grândola, tendo esta iniciativa o objetivo de “dar a conhecer as capacidades materiais e humanas dos agentes que atuam no concelho e enaltecer o desempenho do serviço prestado aos munícipes”.

As várias iniciativas que compõem este programa visam “celebrar a importância dos agentes de Proteção Civil” no dia a dia e reforçar “a importância de preparar a sociedade para responder eficazmente a situações de emergência e/ou catástrofe”, conclui o município.

 

Fotografia de averdade.com