17 Outubro 2022      12:38

Está aqui

Grândola abre visitas a edifícios históricos do século XVIII

O município de Grândola comemora, no próximo dia 22 de outubro, 478 anos da atribuição da Carta de Foral. Neste âmbito, a autarquia vai abrir ao público, para visitas, os antigos Paços do Concelho e a Casa Frayões Metellos, edifícios históricos datados do século XVIII que receberam profundas obras de requalificação.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Grândola refere que “os dois edifícios, que se encontravam com graves problemas estruturais, estão agora totalmente reabilitados e adaptados às funcionalidades e requisitos de conforto e acessibilidade – podendo ser utilizados em pleno e por todos”.

O edifício dos antigos Paços do Concelho tem dois pisos, onde funcionavam os serviços da câmara e a sala de audiências do tribunal (no piso superior), e a cadeia e alojamentos dos funcionários destes serviços no piso inferior.

Já a Casa Frayões Metellos é considerada “um dos mais importantes edifícios nobres da vila”, tratando-se de uma casa senhorial, “residência de várias famílias da governação local”. A autarquia adquiriu o imóvel em 1866 para instalar a administração do concelho, a Conservatória do Registo Civil e Predial, a repartição da Fazenda Pública, e as Escolas do Ensino Primário.

Segundo a mesma fonte, estas duas intervenções “vêm reforçar a atual política municipal de valorização e preservação do património histórico, refletindo o intenso trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos visando a salvaguarda de bens e da memória coletiva”.

Os trabalhos de requalificação realizados representam um investimento global de 612 485,27 euros relativamente aos antigos Paços do Concelho e de 904 164,46 euros no que diz respeito à Casa Frayões Metellos.

O investimento conta ainda com a comparticipação financeira FEDER superior a oitocentos e vinte mil euros, no âmbito do Programa Operacional Alentejo 2020 (358 387,43 euros referente aos antigos Paços do Concelho e 463 024,13 euros para a Casa Frayões Metellos).

 

Fotografia de cm-grandola.pt