A antiga Central Elevatória de Águas, localizada na margem da albufeira da Barragem do Divor e atualmente inativa, vai ser transformada em centro de observação de aves, avança a Câmara Municipal de Évora.
Em comunicado, o município explica que o espaço vai ser dotado “de duas plataformas adaptadas para observação de aves, com conteúdos informativos específicos, que permitirão aos visitantes usufruir do importante património natural do local”.
De acordo com a autarquia, o cocelho eborense, “sendo um território onde se regista a ocorrência de comunidades de aves com elevados valores de riqueza e diversidade, possui um grande potencial para o desenvolvimento deste tipo de turismo, também chamado ‘birdwatching’, cuja importância económica tem vindo a aumentar nos últimos anos e se enquadra nos modelos de desenvolvimento sustentável que se pretendem para a região”.
Note-se que a intervenção é financiada pelo Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, que tem por objetivo a cooperação no espaço transfronteiriço de Espanha e Portugal. A iniciativa enquadra-se ainda no projeto de conservação e promoção do património natural e cultural, “Território EUROBIRD”, direcionado para territórios dos dois lados da fronteira que possuam grande potencial em termos de turismo ornitológico.
A autarquia refere ainda que o projeto “Território EUROBIRD” conta como beneficiários os municípios de Elvas, Castelo Branco e Campo Maior, a Diputación Provincial de Badajoz, o Ayuntamiento de Badajoz, as Cámaras Oficiales de Comercio, Industria y Servicios de Badajoz e Cáceres, a Dirección General de Turismo, Consejería de Economía e Infraestructuras, Junta de Extremadura e a empresa RANNA Consultoría.
Fotografia de findingportugal.com