9 Novembro 2021      12:48

Está aqui

Governo vai aumentar área de eucaliptos no Alentejo

O Governo está a preparar a publicação de um diploma que prevê a plantação de mais de 36 mil hectares de eucalipto, distribuídos por 126 concelhos, ao contrário do que havia prometido, adianta o jornal Público.

É no Alentejo, mais precisamente no concelho de Odemira, onde serão plantadas mais áreas de eucaliptos: são 3 149 hectares que se vão somar aos preexistentes, passando de 31 mil hectares para quase 35 mil.

Ainda segundo o Público, o Alentejo vai ser a zona do país mais atingida por este aumento da plantação desta árvore. Além de Odemira, Alcácer do Sal terá mais 739 hectares, e Grândola verá um incremento de 539 hectares de eucaliptal. Não muito longe, no Algarve, Aljezur terá um aumento de 585 hectares.

Recorde-se que, em 2017, depois dos grandes incêndios, a Assembleia da República proibiu a criação de novas áreas de eucalipto. Para 2030, a Estratégia Nacional para as Florestas definiu que a espécie não pode ocupar mais do que 812 mil hectares de terreno em Portugal. Ainda assim, o mais recente levantamento já apontava para os 845 mil hectares.

 

Fotografia de cpt.com.br