20 Dezembro 2021      09:15

Está aqui

Governo abre 16 vagas para medicina geral no Alentejo

O Governo anunciou a criação de 731 postos de trabalho no âmbito do concurso de segunda época de 2021 para médicos-especialistas no Serviço Nacional de Saúde, adianta a agência Lusa.

Do total, 473 são na área hospitalar, 235 na área da medicina geral e familiar e 23 na área de saúde pública. Das 235 vagas para especialistas de medicina geral e familiar, 16 situam-se na ARS do Alentejo.

“O número de postos de trabalho disponibilizados neste concurso, que representa um acréscimo de mais de 200 vagas face às vagas na época especial do ano passado (462), procura corresponder às necessidades reportadas pelos estabelecimentos e serviços de saúde que integram o Serviço Nacional de Saúde, com enfoque naqueles que se debatem com maior carência de pessoal médico”, refere o Ministério da Saúde, em comunicado.

Em declarações à Rádio Pax, João Marques Proença, da Comissão Executiva da FNAM – Federação Nacional dos Médicos e presidente do Sindicato de Médicos da Zona Sul, considera que “faltam condições para fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde”.

O responsável adianta  ainda que os problemas da falta de atrativos antes sentidos no interior já “são visíveis também nas unidades de saúde das grandes áreas urbanas” onde os concursos ficam sem candidatos.