27 Julho 2019      15:55

Está aqui

A gaita de Castro Verde em livro

A PédeXumbo lançou um novo livro: “Ao toque da flaita”.

Integrado na coleção "Para Conhecer e Fazer", da autoria de Paulo Nascimento e Marta Guerreiro, este livro foi lançado em Castro Verde na passada quinta-feira.

O tema central é a chamada gaita, ou gaita de beiços, ou ainda harmónica ou flaita e é composto por informações e histórias que foram sendo recolhidas em conversas e entrevistas realizadas a tocadores do concelho de Castro Verde.

A associação alentejana PédeXumbo quer assim valorizar e divulgar um instrumento muito popular no Alentejo e que tinha presença assegurada nas festas, arraiais e bailes de todo o país, além dos tradicionais amola tesouras também recorrerem a ela muitas vezes.

Também músicos famosos da cena mundial têm utilizado este instrumento, como por exemplo: Bob Dylan, Alanis Morissette, Bono Vox e outros intérpretes de jazz e blues.

Este é já a quarta obra fruto da “homenagem” da PédeXumbo, depois de já ter editado três outras obras desta coleção: "Mastros Tradicionais", "Adufes e Pandeiros" e "Instrumentos Musicais Singelos: Aerofones de Palheta".

 

Imagem de amusicaportuguesaagostardelapropria.org

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.