11 Abril 2021      10:37

Está aqui

Fundador do Greenpeace no Fórum da Água em Monsaraz

Paul Watson - fundador do Greenpeace

Paul Watson, fundador do Greenpeace e da Sea Shepherd Conversation Society é presença confirmada como orador no WATER World Forum For Life.

Inédito em Portugal, este é  o maior evento sobre a temática da água e da sustentabilidade e decorrerá de 3 a 6 de junho, no Alentejo, em Reguengos de Monsaraz. Junto ao maior lago artificial da Europa – o Alqueva.

Durante 3 dias serão debatidos, num formato híbrido, alguns dos temas mais prementes da sustentabilidade ambiental e alertar para uma das maiores ameaças do século XXI.

A 4 de junho, o ambientalista canadiano integra o painel “O impacto da mudança climática na vida marinha”, junto com Omar Tood e Maike Baun.

Paul Watson, foi galardoado em 2012 com o Prémio Jules Verne, um prémio que, até então, apenas tinha sido atribuído ao oceanólogo francês Jacques Costeau.

Conhecido como “captain” Paul Watson a sua vida foi dedicada à conservação da vida selvagem marinha e à preservação ambiental, tendo, em 1971, criado a organização mundial Greenpeace com o intuito de mudar atitudes e comportamentos, para defender o meio ambiente e promover a paz.

Seis anos depois, em 1977, fundou a Sea Shepherd Conservation Society e que tem por missão salvar a vida selvagem e os habitats marinhos.

O WATER World Forum For Life é uma iniciativa que surge no seguimento da criação da Década da Água, pela ONU, Organização das Nações Unidas..

Durante 3 dias serão discutidas políticas de sustentabilidade ambiental e boas práticas na preservação do ambiente, soluções energeticamente eficientes e case studies, sensibilizando público e empresas, tendo a água como ponto de partida. O objetivo é permitir criar impacto na área da sustentabilidade, possibilitando a troca de experiências internacionais e reforçar as estratégias e as políticas ambientais na manifestação do interesse comum em prol de uma sociedade mais motivada e mais consciente da realidade.

José Calixto, Presidente da Câmara de Reguengos Monsaraz disse que “As questões relacionadas com a sustentabilidade e adaptação às alterações climáticas são de grande relevo e um dos mais importantes dossiers para o futuro da Humanidade. O concelho de Reguengos de Monsaraz, a região Alentejo, para além de uma preocupação constante com o ambiente com a preservação da biodiversidade da natureza, pode oferecer um cenário único: o maior lago com intervenção humana da Europa, o Lago Alqueva – um plano de água com mais de 250 kms quadrados! É uma paisagem única em que a linha de água se perde de vista, com 1.160 km de margens e mais de 400 ilhas, assumindo-se como um local idílico para esta iniciativa. Acolhemos o WATER - World Forum for Life não apenas com a intenção de fazer chegar Reguengos de Monsaraz a um público alargado e global, mas, acima de tudo com a forte motivação de ser um catalisador para que instituições, ONGs, empresas e público em geral se mobilizem em torno da temática ambiental”.

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.