A terceira edição do Fórum Cyclin’Portugal vai realizar-se nos dias 25 e 26 de março em Castelo de Vide e Marvão, em formato presencial, no Alto Alentejo.
A iniciativa é um fórum de debate sobre ciclismo de recreio e turismo ativo, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e com o apoio dos municípios de Castelo de Vide e de Marvão, além da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo.
Segundo o site oficial do evento, o primeiro dia, sexta-feira, estará reservado para trabalhos de debate e reflexão, enquanto que no sábado estão previstas sessões práticas, que incluem oficinas de trabalhos e visitas ao terreno, aos Centros Cyclin’Portugal de Castelo de Vide, Póvoa e Meadas e Beirã (Marvão).
Também na sexta-feira, dia 25, as sessões contarão com a presença de Benjamin Barret, especialista na área da sustentabilidade e representante da União Ciclista Internacional, que apresentará a conferência principal. Serão também realizadas sessões paralelas onde estarão em debate os temas da ativação, manutenção e acompanhamento das infraestruturas Cyclin’Portugal, com o objetivo de colocar os agentes da rede no centro da discussão da realidade atual desta rede de percursos, que já conta com muitos milhares de quilómetros homologados em todo o território continental e também nas ilhas.
Além disso, o encerramento do primeiro dia tem programado um dos pontos altos da programação: o lançamento do anuário Cyclin’Portugal.
De acordo com a organização, “a Região do Alentejo e Ribatejo recebe este ano o evento, na sequência do trabalho desenvolvido pela Entidade Regional de Turismo na implementação do projeto Cycling Alentejo e Ribatejo”.
Os promotores destacam ainda a componente formativa do evento, “para agentes das infraestruturas já homologadas ou em processo de homologação”. Esta formação “será também aberta a todos os interessados nos temas propostos, mesmo não sendo candidatos a certificação”.
Recorde-se que o projeto Cyclin´Portugal “tem vindo a afirmar-se como uma marca de referência no âmbito do ciclismo de recreio e do turismo ativo, sendo fundamental a promoção das infraestruturas de apoio a esta prática, onde são garantidas as condições universais de segurança, conforto e experiência adequadas às diferentes características físicas e técnicas de cada ciclista”, lembra a organização.
Para mais informações e inscrições, clique aqui.
Fotografia de cyclinportugal.pt