15 Agosto 2018      22:54

Está aqui

Florbela Espanca revisitada pelo Centro Camões em Angola

Luanda dedicou à poetisa alentejana Florbela Espanca a sétima edição de um programa que aprofunda autores de língua portuguesa, no Centro Cultural Português Camões.

A iniciativa inserida no quadro de promoção da língua portuguesa e de divulgação de autores de língua portuguesa, destacando escritores angolanos e portugueses, tem, segundo o Jornal de Angola, a "finalidade revisitar por meio da leitura colectiva de extractos das respectivas obras e biografias, conduzida por um núcleo criado na Biblioteca Camões que conta com a participação activa de jovens, principalmente estudantes universitários e pré-universitários".

Para a jornalista e escritora portuguesa Maria Teresa Horta, de 81 anos, que participou no evento, “Florbela seduz-nos hoje, com a inquietude das sensitivas, com o enigma contido dos sentimentos excessivos, a ardência do coração, a desobediência do corpo feminino, com a entrega desabrigada e perecível de quem sabe ter vindo demasiado cedo à própria vida". Não faltou na análise o soneto “No meu Alentejo”, visto como uma glorificação de Vila Viçosa, a princesa do Alentejo.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão