29 Janeiro 2017      11:20

Está aqui

FILMES VERDADEIRAMENTE ESQUECIDOS I

"Heartbeeps" (1981), de Allan Arkush

Numa Terra com ar decrépito, a denotar um uso excessivo, encontramos dois robôs subitamente apaixonados com muito de humanos (aspecto e emoções de gente – movimentos presos e interrompidos típicos de robô). Um outro, pequenito que os primeiros tratam como o filho desejado, com muito de robô e alguma coisa de humano (aspecto e mecânica de robô – emoções humanas). Os três em busca de um lugar onde possam construir um lar. Assim tão simples. Só que aos robôs está vedada a liberdade…

Ouvi falar do filme pela primeira numa crónica do Bénard da Costa no Independente. Um filme visto num acaso, uma única vez. Muito difícil de encontrar. Que tinha dentro a coisa mais doce alguma vez registada em película. Referia-se ao pequeno robô. Fiquei deveras intrigado. Quando ou se alguma vez o iria ver era outra história. O acesso não era o de hoje. As palavras de Bénard da Costa não eram especialmente encorajadoras.

Pouco tempo depois, numa daquelas madrugadas viciantes da RTP 1 em que os filmes apareciam de um qualquer limbo sem ser esperados, lá o consegui ver - um momento alongado, cerca de 75 minutos, que considerei semelhante a um estado de graça. Gravei-o numa velhinha (em dois sentidos) VHS a partir do instante em que me apercebi de que filme se tratava; o que significou, então, que poderia ficar na minha posse para todo sempre e não voltaria a ver o genérico. Até que alguém inventou o Youtube...

Já não tenho forma de ler VHS, por falta de aparelho para tal, mas ainda tenho a cassete - o que também conta para certos efeitos estritamente ligados à nobre paixão pelo cinema.

 

Imagem de criticalcommons.org