Este ano, o Festival Sete Sóis Sete Luas vai ter “palcos” em todas as freguesias de Castro Verde, colocando-se, assim, em prática um “processo de descentralização” e uma “aposta cultural” que chega a todo o concelho, revela, em comunicado, o município.
Assim, nos dias 24, 25 e 31 de maio e 01 de junho, Casével, Entradas, Santa Bárbara de Padrões e São Marcos da Ataboeira acolhem “uma programação rica e variada, onde as diferentes formas de expressão cultural do Mediterrâneo e do mundo lusófono encontram lugar, através da aposta em momentos de partilha, aprendizagem e descoberta”.
A programação do festival inclui o concerto de Féten Féten, de Espanha, a 24 de maio, em Santa Bárbara de Padrões, e o espetáculo de teatro de rua acrobático “Qui Cu Qui Qué Quina”, apresentado pela companhia Nom Provisional, da Catalunha, no dia 25 de maio, em São Marcos da Ataboeira. A 31 de maio, Entradas recebe Christophe Mondolini, da Córsega. No dia seguinte, 01 de junho, a companhia Vaivén Circo, de Espanha, apresenta o espetáculo de acrobacias e malabarismo “Esencial”, em Casével.
Na área da gastronomia, o programa conta com a chef Gaia Zec, da Croácia, que vai dinamizar um workshop de degustação em Santa Bárbara de Padrões, a 24 de maio, e em São Marcos da Ataboeira, a 25 de maio. Nos dias 31 de maio e 01 de junho, a chef Maria Menegato, da Toscana, leva os sabores desta região italiana até Entradas e Casével, respetivamente.
O festival integra ainda a abertura da exposição “Il Mondo a Colori”, do artista plástico italiano Ugo Néspolo, autor do Monumento Evocativo “50 Anos de Abril”, inaugurado em dezembro do ano passado. A abertura está agendada para 01 de junho, no Centro de Convívio de Casével. Depois, a partir de dia 03 de junho, a exposição pode ser visitada no Posto de Turismo de Castro Verde.
O Festival Sete Sóis Sete Luas é organizado pela Câmara Municipal de Castro Verde e pela Associação Sete Sois Sete Luas e conta com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho e da Paróquia de Entradas.
Este ano, este festival dá início a “uma nova e mais profunda viagem em plena primavera”, altura em que “os sons, os sabores e as artes do mundo, da lusofonia, da Europa e do Mediterrâneo vão à descoberta de todo o concelho”, termina o município.
Fotografia de facebook.com