1 Junho 2021      10:30

Está aqui

Festival Músicas do Mundo em Sines volta a ser cancelado

A Câmara Municipal de Sines anunciou o cancelamento da 22.ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo em 2021 devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado, a autarquia considera “que a situação epidemiológica ainda não está suficientemente estabilizada para se poder retomar o evento em segurança”, uma decisão que teve em conta “o facto de se tratar de um festival com projeção nacional e internacional, realizado em espaços públicos urbanos, com um risco acrescido de formação de ajuntamentos fora dos recintos delimitados”.

Nuno Mascarenhas, presidente do município, adianta que “quem conhece o FMM, sabe que este é um festival frequentado maioritariamente por jovens, que o vivem com espírito de liberdade, alegria e afetividade, junto aos palcos, mas também nas ruas da cidade de Sines e da aldeia de Porto Covo”.

Assim, e “depois de análise em conjunto com a Autoridade de Saúde, concluímos que seria prudente esperar por 2022 para o regresso do FMM em moldes mais próximos dos que conhecemos, um festival que possa voltar a oferecer a experiência de encontro de culturas e pessoas para o qual foi criado e sem o nível de constrangimentos que teriam necessariamente de ser introduzidos este ano”.

Criado em 1999, o FMM Sines – Festival Músicas do Mundo é uma organização da Câmara Municipal de Sines, que ao longo de 21 edições já recebeu 1 milhão e 300 mil espectadores, que assistiram a 640 concertos, em que atuaram mais de 3400 músicos, oriundos de mais de 100 países e regiões. Note-se ainda que, em 2017, o festival recebeu o EFFE Award, atribuído pela European Festivals Association aos mais influentes festivais europeus.

 

Fotografia de 24.sapo.pt