10 Abril 2021      10:05

Está aqui

Festival Islâmico de Mértola e Feira de S. João em Évora só em 2022

Dois marcos das festividades alentejanas foram adiados para 2022 devido à persistência da pandemia de Covid-19.

A magia do Festival Islâmico de Mértola iria regressar para a sua 11ªa edição de 18 a 21 de maio mas foi adiado pela autarquia para 2022.

Entendeu a autarquia que a atual situação de pandemia não permite ainda a realização em segurança deste festival bienal, marcado pelos tradicionais mercado de rua – souk, a música, as exposições, as conferências, o teatro e a gastronomia, que, a cada edição, traz milhares de visitantes à vila alentejana.  

Chamava-se "Martulah", era capital de um reino islâmico e um porto importante no comércio entre continente europeu e africano e foi neste passado e herança islâmica que nasceu aquele que é o maior evento cultural de Mértola, e que se passa assim a realizar agora nos anos pares .

Foi já no fim dos anos 70  que a equipa técnica do Campo Arqueológico de Mértola, em parceria com o Município e outras entidades locais e nacionais começou as primeiras intervenções arqueológicas na Alcáçova do Castelo de Mértola. A importância e abundância dos achados arqueológicos encontrados foi e é tal, que esses trabalhos ainda perduram.

Outro marco da cultura alentejana é a Feira de São João, em Évora, e que, pelas mesmas razões vê também cancelada a sua realização este ano, à imagem do que aconteceu em 2020.

Decorreria na segunda quinzena de junho, e Carlos Pinto Sá, presidente do Município, disse à Lusa que "Não vemos condições sanitárias para a realização de um evento como este, aberto a milhares de pessoas".

Realiza-se anualmente no Rossio de São Brás, e esta feira é uma das mais antigos e tradicionais da região, tem quase 500 anos, e  a sua primeira edição surge a 24 de junho de 1569, por alvará de D. Sebastião.

 

 

Imagem de festivalislamicodemertola .com