19 Julho 2019      16:14

Está aqui

Mourão promove Festival Ibérico do Gaspacho

Se há uma década dissesse-mos que em 2019 Mourão teria uma praia, poucos iriam acreditar, mas tem, e é nessa praia que vai decorrer a primeira edição do Festival Ibérico do Gaspacho.

Símbolo e marca da gastronomia e cozinha alentejana, o gaspacho (ou muitas vezes “caspacho”), vai ter direito a um festival ibérico. A primeira edição será na praia fluvial de Mourão, este fim de semana, e o caldo de água fria, pão, azeite, sal, vinagre e tomate (como base – existem depois muitas variantes) serão os ingredientes reis da festa!

Do lado espanhol, chega um gaspacho diferente, semelhante nos ingredientes, mas liquefeito, numa espécie de sopa fria.

Seja admirador de um, ou outro, ambos se apresentam como tónicos saborosos e eficazes no combate ao calor alentejano.

Em simultâneo, e como é hábito no Alentejo, não faltarão outros atrativos gastronómicos com uma mostra e venda de produtos locais, provas e degustações de presuntos, vinhos, pães e azeites.

Com início às 17h de sábado, o programa começa com uma mostra de confeção do gaspacho tradicional alentejano e espanhol. Sendo que no domingo, às 12h, o chefe Vítor Costa, coordenará alunos do Centro de Formação Profissional de Évora numa reinvenção do gaspacho alentejano.

Não faltará ainda animação musical com Cante Alentejano, com o flamenco Nayara Madera, Zanguizarra e uma festa sunset, Djs e bar com serviço de cocktails.

 

Imagem de mulherportuguesa.com

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.