28 Outubro 2022      11:53

Está aqui

Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André está de regresso

O Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André está de regresso, depois de dois anos de pausa devido à pandemia de Covid-19. Tem início no dia de hoje, 28 de outubro, e decorre até 6 de novembro.

A Rádio Sines explica que, ao contrário do que aconteceu nas edições anteriores, a edição deste ano do Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André vai decorrer em cada um dos 14 restaurantes aderentes, em vez de se realizar na tenda multiusos, na Costa de Santo André. Esta mudança, motivada pelos constrangimentos logísticos e pela falta de recursos humanos, resultou num aumento do número de restaurantes inscritos, o que beneficia os visitantes por poderem usufruir de uma maior variedade de pratos, e num aumento da duração do Festival, que acontece agora durante dez dias e não apenas durante um fim de semana, conforme explicou David Gorgulho, presidente da Junta de Freguesia de Santo André, à mesma fonte.

Ao longo de toda a iniciativa, que pretende promover a Freguesia de Santo André, o Litoral Alentejano, as suas pessoas e tradições, vão estar em destaque os sabores e pratos típicos desta região. 

Os restaurantes que vão marcar presença neste Festival são os seguintes: Café Terrace, Cantinho dos Sabores, Gentileza à Mesa Café, Ginger Café, Marina’s Restaurante, Restaurante A Cascalheira, Restaurante Chez Daniel, Restaurante Faz-te Esperto, Restaurante Mesa da Vila, Restaurante Figo Doce, Dom Lucas Restaurante, Steakhouse Os Galletos, Ti Lena Restaurante & Casa do Gin e Casa 14 Restaurante Casa do Benfica.

Existem ainda outras atividades que fazem parte do programa desta iniciativa. Amanhã, dia 29, às 18:00, no Café Fragateira, na Costa de Santo André, vai ser feito um showcooking com o chef David Vitorino, que vai desafiar os participantes a provar bochechas de porco, acompanhadas por batatas no forno e cenouras baby da Lagoa. No dia 4 de novembro (sexta-feira), às 10:00, cerca de 180 alunos do Ensino Básico da Freguesia (3.º e 4.º anos) vão estar no IEFP de Vila Nova de Santo André para participar num workshop dedicado ao tema “Alimentação Saudável”. Já no sábado, dia 5, pelas 18:00, também no Café Fragateira, vai decorrer uma prova de vinhos promovida pela Herdade do Cebolal.

Durante todos os dias úteis do Festival, entre as 15:30 e as 17:00, vai também ser possível visitar a exposição inaugurada há pouco tempo pelo ICNF, no Monte do Paio, intitulada “Centro de Interpretação das Lagoas de Santo André e da Sancha”.

David Gorgulho, que se mostra satisfeito com todas as atividades previstas no Festival, já pensa na edição do próximo ano, durante a qual espera voltar a contar com os produtores e artesãos locais e com a música e a animação que marcaram as edições anteriores e que não puderam ser integrados na edição deste ano.

Esta iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.